“A nossa casa é um planeta” | PROGRAMA ECOVALOR

 “A nossa casa é um planeta” | PROGRAMA ECOVALOR
A nossa casa é um planeta [+] Fotos

O Ecovalor decorre em parceria com os 19 municípios da área de intervenção da Valorsul com o objetivo de ter as escolas e as instituições de solidariedade social na linha da frente da separação de materiais recicláveis.

Neste programa a reciclagem tem duplo valor. Os materiais recicláveis voltam ao ciclo de produção e transformam-se em matéria prima e as escolas e instituições são premiadas pelo seu bom desempenho ambiental. Para tal, os participantes terão acesso a ações de sensibilização, visitas à Valorsul e a prémios que poderão ir até 1000 euros. Estes prémios são atribuídos no concurso “Separa e Ganha” aos estabelecimentos de ensino ou IPSS pela separação de plástico & metal e de papel & cartão, distinguindo os que mais quantidade separarem em cada município.

Assim, e na sequência da apresentação da proposta de parceria do Município de Peniche para a edição do programa Ecovalor 2019/2020, a Valorsul disponibilizou a ação de sensibilização “A nossa casa é um planeta!” (8 sessões com lotação para 50 crianças), que se realiza nos dias 11 e 12 de fevereiro nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Peniche.

O projeto - Ação de Educação Ambiental “A nossa casa é um Planeta” consiste no visionamento de um filme especialmente desenvolvido com conteúdos adequados a dois públicos-alvo diferentes: Jardim de Infância/1.º Ciclo, apresentados em full dome 360º, uma forma inovadora de projeção que incorpora imagens reais e tridimensionais projetadas numa cúpula insuflável, com recurso a planetários itinerantes.

Acredita-se que será possível cativar o público acima referido para a separação multimaterial nos Ecopontos, através de uma mensagem divertida e atual, de forma a que cada interveniente se reveja no filme e que assuma que a separação das embalagens é um ato de cidadania para um ambiente mais sustentável.

Na operacionalização, tendo em conta que as vagas são limitadas e não é possível acolher todo o público infantil, optou-se por incluir as crianças que frequentam os jardins de infância da rede pública no concelho de Peniche, e ainda 50 alunos do 1º ciclo do ensino básico de cada um dos agrupamentos de escolas.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.