A Batata Doce e a persistência…

A Batata Doce e a persistência…
Casal da Boavista [+] Fotos

Adriano Faustino é agricultor: agricultor persistente!

Atualmente, objetiva a sua persistência em alcançar um resultado que coloque o Casal da Boavista – sobranceiro à barragem do Rio de S. Domingos, em Atouguia da Baleia, Peniche – no célebre livro de recordes, o Guinness World Records.

Em 2018, fez a primeira tentativa de alcançar 37,700 Kg num único exemplar das suas fantásticas batatas doces. Se dependesse unicamente de Adriano… Mas não: a Natureza tem os seus determinantes e cabe ao Homem estudar, compreender e propor que a Natureza lhe responda sem que se violente. A expetativa gerada com a colheita de um exemplar que registou 32 Kg no ano passado, foi transposta para a safra deste ano.

Em 31 de outubro, véspera de Dia Todos os Santos: uma manhã de quinta feira em que o nevoeiro que envolveu o Casal da Boavista não se dissipou nem tão pouco se dissipou a esperança de ver na balança, registado um valor em quilos suficiente para a consagração de novo recorde. Primeiro exemplar na balança: 26,700 Kg… Outro de 34,000 Kg e outro… até que foi alcançado o máximo do dia: 34,800 Kg, a escassos 2,200 Kg da tão ambicionada meta!

Os presidentes da Cooperativa Agrícola e da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, uma rádio local, uma estação de TV de sinal aberto, testemunharam a colheita e, para aferir a balança e o registo do peso, o Vice-presidente da Câmara – que acompanhou a operação – solicitou a presença do Serviço Municipal de Metrologia.

O patamar não foi alcançado..., porém, ficou claro que estrumar a terra com matéria orgânica proveniente da sua exploração de ovinos e regar a terra do Casal da Boavista com a água que flui nas suas entranhas, é suficiente para fazer crescer as batatas-doces em tamanho proporcional ao amor que o Adriano lhes dedica…

O Adriano e a Maia, a sua cadela, sempre presente em todos os momentos!

Em 2020 haverá nova campanha!


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.