A Semana da Juventude em jeito de balanço

Encerrada a Semana da Juventude - edição 2019 – é apresentado em jeito de balanço, o resultado das diversas atividades que foram acontecendo pelo concelho, envolvendo centenas de jovens.

“CONCURSO “DÁ CÁ TALENTO”

A edição de 2019 do Concurso “Dá Cá talento” teve lugar no passado dia 30 de março na Associação de Educação Física Cultural e Recreativa Penichense. A concurso estiveram 10 talentos do nosso concelho, com atuações individuais e em grupo, num total de 72 jovens participantes:

• Beat Generation, grupo de 10 jovens, género Dança;
  • Classe de Ginástica Acrobática, grupo de 9 jovens, género Ginástica;
  • Clube de Teatro 7x2, grupo de 8 jovens, género Teatro;
  • Dance Challenge Iniciadas, grupo de 20 jovens, género Dança;
  • Dance Challenge Juniores, grupo de 20 jovens, género Dança;
  • Diogo Leal, género Canto, atuação individual;
  • Iara Alexandre, género Música, atuação individual;
  • Letícia Santos, género Canto, atuação individual;
  • Simão Tomás, género Música, atuação individual;
  • Zofie Pacheco, género Música, atuação individual.

O jovem Alexandre Murraças, vencedor da edição de 2018, atuou também, brindando a assistência com duas peças.

A apresentação esteve a cargo dos jovens Maria Almeida e Tiago Romão, do Agrupamento de Escuteiros 512 de Peniche.

Ao Júri — composto por Ana Rita Petinga (Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Peniche), Ana João Silva (professora do Estúdio Municipal de Dança) e Salmar (músico de Peniche) — coube a difícil tarefa de selecionar os 3 talentos vencedores:

1º.   Dance Challenge Juniores.

2º.   Classe de Ginástica Acrobática.

3º.   Clube de Teatro 7x2.

LIMPEZA DE PRAIA

O programa da Semana da Juventude 2019 incluiu uma limpeza à Praia do Molhe Leste, no dia 31 de março, com a intenção de alertar para a importância de manter as praias e os oceanos limpos.

Juntaram-se à organização da Semana da Juventude a Marmeu – Associação de Defesa do Ambiente, o Península de Peniche Surfing Clube e a Surfrider Foundation Peniche, entidades locais que têm desempenhado um importante papel na sensibilização ambiental dos nossos jovens.

WORKSHOP DE DANÇA COM O CIFRÃO

No dia 3 de abril, o Pavilhão Polivalente de Peniche reuniu 150 jovens para dançar com uma das maiores referências de dança no nosso país, o bailarino, coreografo, cantor e ator Cifrão.

TORNEIO INTERESCOLAS DE FUTSAL

As associações de estudantes da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Luís de Ataíde, da Escola Básica Integrada dos 1.º, 2.º e 3º Ciclos de Peniche e da Escola Secundária de Peniche promoveram um momento de saudável convívio desportivo com o Torneio Interescolas Futsal, no dia 5 de abril, no Pavilhão Polivalente de Peniche:

1º.   Lugar – Associação de Estudantes da Escola Secundária de Peniche.

2º.   Lugar – Associação de Estudantes da Escola Básica Integrada dos 1.º, 2.º e 3º Ciclos de Peniche.

3º.   Lugar – Associação de Estudantes da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Luís de Ataíde.

DIA DO DESPORTO

No dia 6 de abril, 24 equipas compostas por crianças e jovens e 14 entidades da comunidade juntaram-se à organização da Semana da Juventude no Dia do Desporto.

A atividade é um jogo de equipas, que consiste num percurso por diversos postos e que permite a experimentação de desportos e atividades disponíveis para jovens no concelho de Peniche. Em cada posto, dinamizado por uma entidade, as equipas têm a tarefa de experimentar a respetiva atividade desportiva ou lúdica-pedagógica e de responder a perguntas correspondentes.

Durante a manhã, o jogo teve lugar no Pavilhão Polivalente de Peniche com 11 postos assegurados pelas seguintes entidades: Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense; Arméria – Movimento Ambientalista; Challenge Fitness Club; Clube de Ténis de Peniche; Clube Stella Maris – Secção de Basquetebol; Município de Peniche; PAC – Peniche Amigos Clube; Península de Peniche Surfing Clube e Surfrider Foundation Peniche; Rancho Folclórico de Geraldes; Stella Maris Voleibol Veteranos; Unidade de Cuidados na Comunidade Bombarral-Peniche.

Após o almoço convívio, ainda no Pavilhão Polivalente, as equipas efetuaram um percurso de autocarro por três postos, um em cada sede de Freguesia: Associação Desportiva, Cultural e Recreativa "A Serrana", de Serra D’El Rei; Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel; Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902, de Atouguia da Baleia.

Devido a condições meteorológicas adversas, teve de ser cancelada a atividade do posto do Centro de Canoagem do Oeste, na Barragem de São Domingos.

O Dia do Desporto culminou com um lanche no Pavilhão Polivalente de Peniche, onde foram divulgados os resultados do jogo e distribuídos os vouchers oferecidos pelas entidades às equipas melhor classificadas e com a sempre esperada “batalha de cores”.