AINDA O DIA DA MARINHA EM… PENICHE

As trinta e cinco páginas da Revista da Armada que acaba de ser publicada sob nº 530 – ANO XLVII – Junho 2018, relatam todas as atividades desenvolvidas no âmbito das celebrações do Dia da Marinha, que tiveram lugar na cidade do mar, na cidade de Peniche.

Titulo: DIA DA MARINHA 2018

Foto de Capa: em primeiro plano a Caravela Vera Cruz, que antecede a magnífica praça da parada em que se constitui o Cais da Ribeira Velha no dia 20 de maio, tudo acarinhado pela magnífica muralha da Fortaleza de Peniche… e o Povo.

A Marinha somos nós” é o título que encima o texto do Sr. Almirante António Maria Mendes Calado – Chefe do Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.

A revista percorre todos os dias e atividades que foram acontecendo ao longo da semana de celebração, com fotos e descrições. Fala de Peniche, da sua gente, dos seus pescadores. Fala do caloroso acolhimento da Cidade, das Instituições, dos civis. Fala dos visitantes, dos milhares de visitantes que, com a sua presença no desfile de dia vinte de maio, nas diversas atividades promovidas e nas exposições patetes, marcaram presença e vieram também dizer aos militares da Armada “a Marinha somos nós”.

A Revista da Armada neste seu número de junho de 2018, publica ainda um quadro com o número de visitantes nas atividades na nossa cidade, quer relativas a visitas a navios, Batismos de Mar ou, ainda, a Atividades de Ar Livre, explicitando o número de 57 085 visitantes, por unidades intervenientes ou atividades praticadas.

Há ainda referência à comemoração da data da chegada da frota de Vasco da Gama a Calecute – India (20 de maio de 1498) noutros pontos e portos do País e no mundo – Academia de Marinha, Zonas Marítimas dos Açores, da Madeira, do Norte, do Sul, em São Tomé e Príncipe, Siracusa / Itália e Lituânia.

Transcrevemos, da última página e com a devida vénia, a

Mensagem do Almirante CEMA e AMN

Concluídas as cerimónias do Dia da Marinha 2018, este ano realizadas na cidade de Peniche, apraz-me realçar, com satisfação e orgulho, a forma como, uma vez mais, soubemos abrir a Marinha à sociedade, oferecendo uma notável demonstração da nossa capacidade de atuação, utilidade e relevância.

Estas comemorações constituíram, ainda, uma justa homenagem às gentes de Peniche, a que nos unem séculos de vivência marítima comum, partilhando as dificuldades e as bonanças do mar e das suas sortes. A forma como fomos recebidos e acarinhados é o melhor reconhecimento a que podíamos aspirar.

Como vosso Comandante, quero partilhar convosco um sentimento de enorme honra e agrado pelo aprumo, brio marinheiro e dignidade demonstrados em todos em todos os eventos, contribuindo para a visão de uma Marinha pronta e prestigiada, ao serviço de Portugal e dos Portugueses, que muito honrou a Marinha e a divisa “ A Pátria Honrai que a Pátria vos Contemplará”

António Maria Mendes Calado

Almirante

21MAI18”