PLANOS DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA SÉNIOR 2012


JORNADAS SÉNIOR - PENICHE 2012  |  Envelhecer é um processo diário que necessita de saberes, experimentação, de partilhas, de reconhecimento e que ao processar-se ao longo da vida vai necessitando de “alimento” como capacitação para um envelhecimento bem sucedido. Os pontos de partilha e os caminhos fazem-se ou são feitos, escolhem-se ou são escolhidos, mas à medida que caminhamos na vida a condução pode ser autónoma ou podemos manter sempre o “instrutor da condução”. Viver é um ciclo de aprendizagem em que cada um faz o seu próprio registo! Saber de onde vimos para onde vamos ajuda na compreensão do presente e a projectar o futuro, como uma consistência e afirmação promissora de uma atitude empreendedora.

O aumento da esperança de vida constitui um dos marcos mais importantes na historia da humanidade. Segundo estimativas da Comunidade Europeia o número de pessoas com idade acima dos 60 anos está a aumentar a uma taxa de cerca de 2 milhões por ano. Em 2060 prevê-se uma proporção na Europa em idade contributiva para pessoas acima dos 65 anos de 2 para 1, estimando-se um maior aumento no período entre 2015 e 2035.

O concelho de Peniche, em 2011 tinha uma população residente de 27753 habitantes (censos 2011). O aumento populacional no concelho deve-se ao crescimento de residentes com mais de 24 anos, salientando que este aumento se reflecte sobretudo na população dos 65 ou mais anos com uma taxa de variação entre 2001 e 2011 de 25,3%.

O Índice de envelhecimento para o concelho é de 139,2, superior à média nacional (131,3) e do Oeste (133,5) e o índice de dependência total é de 55.

A velhice é uma etapa da vida inerente a qualquer ser humano, tomando esta um olhar mais amplo pelas características que o envelhecimento demográfico adquire. O envelhecimento da população é uma realidade e apresenta-se como um desafio social e económico de relevante importância, constituindo-se também como novas oportunidades para a implementação de serviços inovadores e de estratégias de intervenção social.

Estando o Município consciente desta realidade, que carece de respostas adequadas, tem vindo a promover, junto da Rede Social, ações ao nível da concertação entre pares, da troca de informação, da planificação conjunta, da articulação de estratégias, da dinamização de iniciativas e, fundamentalmente, da promoção dos direitos da pessoa idosa, sendo operacionalizadas através da constituição do Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade” (Conselho Local de Ação Social -CLAS 26/01/2012). Este grupo é composto por 25 parceiros locais de vários sectores: forças de segurança, Ipss, Saúde, estabelecimentos de ensino, serviços sociais e autarquias.

De acordo com os objectivos do Plano de Ação para 2012, que pretende:

  • Sensibilizar a comunidade em geral e as famílias em particular para a importância do papel e do lugar das pessoas idosas;
  • Constituir-se como um Forúm de discussão e reflexão sobre as questões da população idosa e do envelhecimento;
  • Promover a dinamização de parcerias ativas entre pares, desenvolvendo ações tendentes à promoção de cidadania e à prevenção e atenuação das situações de exclusão e de isolamento social e físico a que estão expostas pessoas idosas.

O Concelho de Peniche acolheu entre os dias 22 de outubro e 3 de novembro, as Jornadas Sénior/Peniche 2012.

As diversas ações levadas a cabo nas Jornadas Sénior/Peniche 2012, assentaram em diversos eixos de intervenção, tais como a saúde, o desporto, a cultura, o lazer e as artes, numa perspetiva de reflexão, partilha, aprendizagem e promoção da intergeracionalidade.

As Jornadas contaram com o envolvimento e participação dos idosos, cuidadores, colaboradores das instituições, voluntários, estudantes, e comunidade em geral, proporcionando o encontro entre os vários atores que, formal ou informalmente, se dedicam à população sénior, num total de 1500 participantes.

Os objetivos propostos para estas Jornadas foram atingidos na sua globalidade, tendo em conta que:


  • Contribuíram para a promoção do envelhecimento Ativo;
  • Proporcionaram momentos de partilha, de debate e de diálogo intergeracional, refletindo sobre as temáticas do envelhecimento ativo, da solidariedade entre gerações, dos sentimentos e emoções dos cuidadores;
  • Proporcionaram o encontro entre vários agentes da comunidade, que, pelo seu envolvimento e participação, permitiu sensibilizar para os problemas que afetam a população mais velha, bem como para as potencialidades desta faixa etária.
Peniche é um exemplo de uma Rede Social que tem vindo a construir um caminho assente na mobilização e envolvimento dos vários parceiros, e no que respeita à população idosa, tem dado passos largos num caminho que tem, ainda, muito para trilhar.
Bem hajam!

A Vereadora do Pelouro da Solidariedade Social
Clara Abrantes

< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.