AS RENDAS DE BILROS VÃO À ESCOLA

A BRINCAR TAMBÉM SE PODE APRENDER A RENDILHAR é o mote que dá expressão à maior iniciativa dirigida à comunidade educativa da Europa: “As rendas de bilros vão à Escola”.

Esta iniciativa é dinamizada pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Peniche em colaboração com os Agrupamentos Escolares do Concelho de Peniche e pretende fomentar o interesse pela feitura da Renda de bilros e garantir a manutenção da sua memória. Este projeto teve o seu início em 2010 com a presença de rendilheiras e dinamização de diversas atividades ludico-expressivas entre as quais a Hora do Conto com base na exploração da publicação “Uma Simples História”, de Joaquim Meireles, nas escolas de 1º ciclo de EB do concelho de Peniche.

No âmbito do Projeto “As rendas de bilros vão às escolas” também se dinamizaram os concursos “Rendas d’ escrita” que têm como destinatários os alunos do 1º ciclo das escolas do Concelho de Peniche, que foram convidados a fazer uma poesia ou a elaborar uma composição sobre as rendas de bilros de Peniche, a título individual ou em trabalho coletivo.

Atualmente, o formato alterou-se, culminando num dia conjunto onde os alunos de todo o concelho se reúnem no pavilhão da Escola D. Luís de Ataíde, em Peniche, para aprender mais sobre esta arte. São dinamizadas diversas atividades: espaço de experimentação com mais de cinco dezenas de rendilheiras a demonstrar a sua arte; jogos de animação digital; jogos tradicionais; exposições de trabalhos realizados pelos alunos; histórias animadas e algumas surpresas. O dia celebra o ex-libris do artesanato de Peniche e conquistar o interesse dos mais pequenos pela aprendizagem deste saber-fazer enraizado na comunidade.

GALERIA DE FOTOS - ANO 2016

< Página Anterior

os anos anteriores foram assim...