UM POUCO DE HISTÓRIA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PENICHE

Quando falamos nesta Biblioteca estamos na realidade a falar de duas bibliotecas: a Biblioteca Municipal Pedro António Monteiro e a Biblioteca Fixa Nº 162 da Rede da Fundação Calouste Gulbenkian. Vejamos porquê...

O Dr. António Pedro Monteiro legou à Câmara Municipal de Peniche, em testamento datado de 20 de Abril da 1929, todos os seus livros para que com eles se iniciasse uma biblioteca pública. Os livros ficaram então em poder da edilidade até que lhes fosse dado um destino com a criação de uma biblioteca municipal.

Pelos anos 60 começou a deslocar-se a Peniche a Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Passados alguns anos, e em colaboração com a referida entidade, a Câmara Municipal de Peniche criou uma biblioteca fixa, que foi implantada numa das dependências da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense.

Era grande preocupação da Câmara instalar essa biblioteca em edifício próprio, com melhores condições.

Foi então que a 1 de Março de 1979 foi inaugurada a Biblioteca, no edifício das antigas instalações da repartição de finanças, no Largo do Município, onde esteve a funcionar até finais de 1997.

As atuais instalações, oficialmente inauguradas em 2 de Abril de 1998, situam-se na Rua Luís de Camões, nº 2 E - no antigo edifício do Cartório Notarial.

< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.