BIBLIOTECA MUNICIPAL

SALAS TEMÁTICAS

RECEÇÃO
É o espaço anfitrião da Biblioteca, a sala de entrada por excelência. Aqui pode encontrar a fotocopiadora, e os cabides onde pode (e deve) deixar as malas e (se quiser) os casacos. Mais importante que tudo isto é a estante de periódicos, onde pomos à disposição dos leitores alguma imprensa regional e nacional.:
É também neste espaço que podemos esclarecer as suas dúvidas sobre as Normas da Biblioteca, como pode obter o seu cartão de leitor, dar-lhe indicações sobre como procurar e encontrar o livro pretendido ou algo mais sobre o tema do trabalho que tem de desenvolver.

"Ler é um instrumento de participação activa e actuante na sociedade contemporânea e, ao alargar os níveis de informação, constitui um elemento essencial do desenvolvimento da capacidade crítica (...) "
MEDIATECA

Ainda no rés-do-chão fica a Mediateca. Tal como o nome indica é o espaço das novas tecnologias, da informática, dos media.

Aqui tem um computador onde pode encontrar a informação que não obteve nos livros, navegando na Internet ou consultando um dos CD´s Rom que temos disponíveis para pesquisa. Pode fazer impressões (0,05€/página) da pesquisa ou dos trabalhos.

É também nesta sala que estão disponíveis para leitura, domiciliária ou presencial, diversas Biografias.
" Assim como o Cinema é um complemento à Televisão o CD ROM é a conversão informatizada, muitas vezes interactiva e imaginativa, do conteúdo de um livro (...). O acesso aos computadores é um processo histórico felizmente irreversível, para bem da literatura que se soube valer de tais aliados. " ( Pedro Abrunhosa)

ReceçãoMediateca
Receção | Mediateca

SALA DE LEITURA I
Nesta sala pode encontrar os livros englobados nas temáticas: Generalidades, Filosofia, Psicologia, Religião, Ciências Sociais ( Sociologia, Economia, Política, Direito, etc), Educação, Ciências Puras (Biologia, Matemática, Zoologia, etc) e Ciências Aplicadas ( áreas de Medicina e Saúde, Publicidade e Marketing, Profissões diversas, etc).

Os livros que encontra nesta sala podem, à partida, ser emprestados para leitura domiciliária. Todavia, há algumas obras que são apenas para consulta: são as chamadas obras de referência, normalmente assinaladas por uma bola de cor laranja na lombada ou pela letra R no número de registo.

" O mundo, tal como o conhecemos, tem sido feito pelos livros (...) os homens vivem de ideias transportadas por livros, que nem sempre leram, mas dos quais eles são os filhos. " (Jean d`Ormesson)
SALA DE LEITURA II
Esta sala é a continuação da anterior, e nela pode encontrar as temáticas: Arte e Desporto, História Universal e História de Portugal. Também nesta sala temos publicações sobre Emprego e Formação Profissional e algumas edições do Instituto Nacional de Estatística.

É ainda neste espaço que pode encontrar algumas publicações periódicas que coleccionamos.

"Não existe nave mais veloz que o livro para nos levar a terras longínquas." (Emily Dickinson)  

SALA DE LEITURA ISALA DE LEITURA II
Sala de Leitura 1 | Sala de Leitura 2
SALA INFANTIL

Como o próprio nome indica é, por excelência, a sala dos mais jovens leitores da Biblioteca. Com mobiliário adaptado ao seu tamanho e diversas coleções de histórias de encantar, as crianças encontram aqui o seu espaço de leitura.

Não é, no entanto, uma sala reservada para os pequenos leitores. Os mais graúdos podem e devem acompanhá-los nesta incursão pelas letras, ajudando a escolher o livro a levar para casa ou lendo a história na própria Biblioteca.

Para além disso, os mais crescidos podem também encontrar, aqui, informações preciosas e interessantes nas diferentes enciclopédias ilustradas e livros de consulta que as estantes desta sala guardam.

Também os pais e educadores têm, nesta sala, muito material que poderá ser de interesse: livros com jogos, actividades de expressão plástica e expressão corporal, exercícios de prevenção rodoviária, etc.

"Os adultos talvez precisem de "rumos"; as crianças precisam apenas das boas e velhas histórias que ampliam os sonhos e povoam o céu."
SALA JUVENIL

É a sala mais pequenina do edifício, mas nem por isso deixa de albergar algumas dezenas de bons livros destinados à camada juvenil de leitores.

Aqui, as estantes contêm colecções de livros de ficção (como por exemplo Col. Patrícia, Col. Filipa, Col. Uma Aventura, Col. Viagens no Tempo, Col. Obras de Shakespeare, Col. Clássicos Juvenis, entre outros...) bem como obras temáticas sobre História, Arte, Ciências Puras, Ciências Aplicadas e Profissões Diversas.

È aqui também que temos as colecções de banda desenhada (Tintim, Astérix, Spirou, Lucky Luke, entre outros).

"Se a Biblioteca é um modelo de universo, tentemos transformá-la num verdadeiro universo à medida do homem (...) uma Biblioteca onde apeteça ir e que se vá transformando, gradual- mente, numa grande máquina de tempos livres". (Umberto Eco)


SALA INFANTIL SALA JUVENIL
Sala Infantil | Sala Juvenil

SALA DA LAREIRA

Designamo-la assim porque tem, de facto, uma lareira!...que, naturalmente, nunca é acesa.

É neste espaço que pode encontrar a obra literária de ficção que pretende. Em prosa ou em poesia, de um autor de língua portuguesa ou de um autor estrangeiro, é nestas estantes que se encontram aqueles livros que levamos para casa pelo mero prazer da leitura, independentemente dos nossos interesses laborais ou escolares. Aqui encontramos Prosa, Poesia e ainda Teatro, História da Literatura e Linguística.

Ainda nesta sala temos as obras de Geografia e Viagens e os vários dicionários.
" Que é um livro? Uma sucessão de pequenos sinais. Apenas isso. Compete ao leitor extrair por si próprio as formas, as cores e os sentimentos a que esses sinais correspondem. " (Anatole France)

SALA DA LAREIRA
Sala de Espera

< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.