CIAB celebra o seu 6º aniversário

II Encontro "Falando de Etnografia" [+] Fotos

O CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia está a celebrar o seu 6º aniversário (17/03/2012), com um extenso programa cultural, que inclui exposições, colóquio, missa e concerto.

Para começar, a 17 de março, pelas 15h00, terá lugar o Colóquio “Vestes d’ Antanho: Confeção do Traje Tradicional” - II Encontro “Falando de Etnografia”, promovido pelo Município de Peniche, a Associação Folclórica da Região de Leiria e Alta Estremadura e o Rancho Folclórico de Geraldes, com o apoio da Federação de Folclore Português.

Este colóquio está associado à Exposição “Vestes d’ Antanho: Mostra de Traje Tradicional”, patente na igreja de S. José / CIAB de 16 de dezembro a 17 de março.

O colóquio moderado por Ricardo Gomes (Coordenador da secção de Folclore do Centro de Solidariedade Social Convívio e Cultura de Geraldes e elemento da direção da AFRLAE) e terá o seguinte programa:

• Ana Rita Petinga (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Peniche): Abertura do Colóquio
  • José Vaz (Coordenador do Conselho Técnico da Alta Estremadura da Federação do Folclore Português): O Trajo
  • André Vieira (Conselheiro Técnico da Alta Estremadura da Federação do Folclore Português): Recolha, reconstituição e restauro
  • Adélio Amaro (Presidente da AFRLAE): Peniche em 1908, visto por Alberto Pimentel
  • Debate
  • Visita Guiada à Exposição e ao CIAB
A 19 de março, dia do Pai, pelas 18h00, terá lugar a Missa em Honra de São José, seguida de confraternização, numa coorganização do Município com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Leonardo de Atouguia da Baleia.

Por fim, a 24 de março, pelas 17h00, inaugura-se a Exposição “aFÉ[tos] - fotografias de Carlos Inácio e Pedro Inácio”, com atuação do Grupo Coral Stella Maris de Peniche, sob a direção do maestro João Sebastião. A Exposição “aFÉ[tos]” estará patente na Igreja de S. José – CIAB de 24 de março a 19 de maio de 2018. Desta exposição constam cerca de três dezenas de fotografias de arte sacra e património religioso, imagens de fé e de afetos, captadas em Portugal, Espanha, Hungria, Croácia, México e Turquia.

Todas as atividades são de entrada livre.
Participe!