Conferência “Parcerias para a Promoção do Sucesso Educativo”

Conferência “Parcerias para a Promoção do Sucesso Educativo”
Conferência “Parcerias para a Promoção do Sucesso Educativo” - Receção de participantes [+] Fotos

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar recebeu no dia 25 de outubro a Conferência “Parcerias para a Promoção do Sucesso Educativo”, organizada pela Câmara Municipal de Peniche e pela equipa do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida que coordena o Projeto de Intervenção Comunitária para a Promoção do Sucesso Educativo do Concelho de Peniche.

Destinada a professores, educadores de infância, psicólogos, outros técnicos especializados das escolas, técnicos de ação social e comunidade em geral, a conferência reuniu a audiência e um painel de oradores de referência em torno do desígnio que é o sucesso educativo, provendo conhecimentos técnico-científicos atualizados sobre o envolvimento da comunidade na promoção do sucesso educativo e aprofundando o envolvimento dos diversos setores sociais neste propósito.

Começando com uma palestra sobre “Futuro e o Estado da Educação”, proferida pela Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederode Santos, seguiu-se uma abordagem do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, pelo Coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou o documento com o mesmo título e atual Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins.

A equipa de professores do ISPA-IU apresentou os conhecimentos científicos mais relevantes na atualidade para a intervenção na promoção do sucesso educativo: “Abordagem Comunitária”, José Ornelas; “Estratégia de Suporte Parental”, Maria João Vargas Moniz; “Pela Educação é que Vamos”, José Morgado; “Educação Pré-Escolar de Qualidade”, Lourdes Mata; “Novos Contributos em Leitura e Escrita”, Liliana Salvador.

Tânia Gaspar, da Equipa Aventura Social, que tem vindo a desenvolver diversas investigações no domínio da promoção da saúde e comportamento social dos jovens, conferenciou sobre “Participação dos Jovens e Sucesso Educativo”; e Anabela Carvalho, do Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sobre “Novas Lideranças Colaborativas para a Integração de Políticas e Práticas Educativas”.

Fabíola Jael Cardoso veio dos Açores apresentar o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, cuja Comissão Coordenadora integra, e no âmbito do qual foi desenvolvida, no ano letivo 2016/2017, a primeira intervenção piloto do Projeto de Intervenção Comunitária para a Promoção do Sucesso Educativo, que Peniche implementou em 2018/2019.

Bruno Macedo, do Programa Gulbenkian Conhecimento, apresentou as Academias Gulbenkian Conhecimento, uma medida de apoio da Fundação Calouste Gulbenkian a projetos que se propõem potenciar competências em crianças e jovens até aos 25 anos, com o objetivo de os preparar para um futuro em mudança.

As professoras Liliana Pinheiro, da Escola Básica Integrada de Lagoa (Açores), e Vera Santos, do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, falaram sobre a experiência do método do Compromisso para o Sucesso Educativo nas suas comunidades escolares.

Terminou-se com um painel de representantes de várias entidades da comunidade, que abordaram o papel e os desafios das suas instituições na promoção do sucesso educativo: Maria Suzete Dias, Segurança Social – Serviço Local de Atendimento de Peniche; Cláudia Tonelo, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Peniche; Manuel Luís e Verónica Sousa, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde; Gina Mendes e Susana Tomé, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas de Peniche.

Mais imagens disponíveis na página de Facebook do Município de Peniche


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.