DIA DO MUNICÍPIO – NOVA IMAGEM

DIA DO MUNICÍPIO – NOVA IMAGEM

O Dia do Município de Peniche – 6 de agosto de 2018 – foi a data escolhida pela Câmara Municipal de Peniche fazer a apresentação pública da sua nova imagem, que passará a integrar as comunicações e a identificar a Autarquia e os seus serviços perante o público.

Todo o processo de estudo, conceção e execução, bem como a realização do vídeo de apresentação, explicitação e promoção da Nova Imagem são produção interna, autoria do Técnico Superior de Design.

Na conceção, parte-se do Brasão Municipal, que se sintetiza, despe e reduz à sua forma básica que mantém e é o continente do novo conceito.

A Identidade como fundamental elemento agregador, é definida a partir da marca comum ao ser humano e em todos diferente: a impressão digital.

O Mar e a Agricultura como elementos identificativos pela cor, pela forma e marcas que deixam nos seus observadores: Mar e Agricultura como agregadores do território.

No desenho e composição final é fácil identificar cada um destes sinais, onde as ondas do mar, pela forma e cor, remetem para a identidade, para atividades como a pesca e turismo. A cor azul evolui em tonalidades que cruzam com o grafismo ondulado e toca o topo da onda sugerida com o verde, igualmente em tonalidades diversas.

No estudo do comportamento das cores e da composição gráfica, constata-se que na ausência dos elementos cromáticos de referência – verde e azul – o conjunto mantém o vigor e permanece a leitura que conduz a Mar e Agricultura: a Identidade.

No projeto inicial proposto, a imagem deveria ser forte, atual, versátil, comunicativa, de modo a identificar facilmente o Município.

No estudo de conceção, o autor partiu de termos como: Mar, Pesca, Peixe, Ondas, Surf, Férias, Gente, Fortaleza, Localização, Turismo, Património, Tradição, Gastronomia, Renda de Bilros, Berlengas, Nau dos Corvos, Sardinha, Agricultura, Identidade. O processo criativo de uma marca impõe ao seu criador um difícil processo de depuração: cabe-lhe decidir o que melhor definirá a ideia e o conceito que quer e melhor pode transmitir a imagem corporativa da organização.

A nova imagem – hoje apresentada no decorrer da Sessão Solene evocativa do Dia do Município de Peniche, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, na sua reunião de 14 de maio de 2018 e vem substituir a versão anterior, sem recurso a elementos gráficos, que foi criada em 2004 para figurar o cabeçalho do Boletim Municipal na época, e não com o intuito de ser um logotipo para representar o município.

Vídeo de apresentação disponível AQUI

O Manual de Normas de Utilização da Nova Imagem vai ser publicado no site do Município de Peniche.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.