DELIMITAÇÃO DA ÁREA DE REABILITAÇÃO URBANA - ÁREA HISTÓRICA E CENTRAL DE PENICHE

A delimitação da Área de Reabilitação Urbana, decorre da formulação de opções estratégicas e integradas de ordenamento e desenvolvimento para a Cidade de Peniche. As referidas opções estratégicas traduzem-se nos seguintes objetivos:

  • Estruturar uma parte significativa da Cidade de Peniche, a qual constitui, simultaneamente, receção, área histórica e centralidade.
  • Articular essa estruturação com a promoção de uma mobilidade sustentável, explicitando e valorizando percursos pedonais e cicláveis.
  • Sublinhar, valorizar, reabilitar e articular funcionalmente o património edificado e o património natural existentes, com destaque para as Muralhas, o Porto, o Forte e as praias da Gamboa (a norte) e do Porto de Areia Sul.
  • Vivificar o tecido urbano, promovendo a reabilitação e o uso efetivo dos edifícios e a qualificação do espaço público a que se reporta.
  • Qualificar equipamentos e respetiva envolvente e criar espaços verdes urbanos.
  • Aproveitar o potencial turístico de toda a área, tornando percetível e qualificando os numerosos e diversificados pontos de interesse nela existentes.
  • Reforçar a relação da área histórica com a ocupação urbana essencialmente empresarial existente a nascente das Muralhas.
  • Reforçar a relação da área histórica com a ocupação urbana essencialmente habitacional existente a poente.




A delimitação da Área de Reabilitação Urbana é a necessária para responder aos objetivos formulados. Ocupando cerca de 110,3 hectares, abrange no essencial a envolvente das Muralhas e os núcleos históricos de Peniche de Baixo e de Peniche de Cima, estendendo-se um pouco para além deles para assegurar a estruturação e as complementaridades pretendidas.

Assegura uma relação muito próxima com a água, do Baluarte e Praia da Gamboa até à Praia do Porto de Areia Sul, incluindo Muralhas e a respetiva envolvente (de ambos os lados), Porto de Recreio, Forte de Peniche e Bairro do Visconde.

Estende-se ainda para poente, visando colmatar um eixo central há muito perspetivado, importante na relação com área de expansão urbana existente e, sobretudo, para articular diversos equipamentos presentes na sua proximidade.


< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.