CONCURSO INTERESCOLAR DE POUPANÇA DE ÁGUA E ENERGIA

No dia 5 de Junho, Dia do Ambiente, o Município de Peniche vai realizar uma sessão para entrega dos prémios do Concurso Interescolar de Poupança de Água e Energia, no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, pelas 11horas.

Este concurso decorreu entre os meses de Outubro de 2006 e Maio de 2007, e consistiu na avaliação dos consumos de água e energia elétrica em todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Peniche.

Verificámos que foi feito um esforço pelas escolas no sentido de utilizarem de forma mais racional estes dois bens.

De acordo com o regulamento, existem prémios para os vencedores mensais e para o vencedor anual. No entanto, para premiar o esforço das escolas: alunos; professores e auxiliares de ação educativa, entregaremos prémios até ao 10º classificado, e um diploma de presença a todas as escolas.

Foram convidados os conselhos executivos dos diversos agrupamentos de escola, com escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, e todas as escolas EB1 a se fazerem representar na sessão, com uma delegação de alunos, professores e auxiliares de educação, até 5 pessoas por escola.

LANÇAMENTO DO CONCURSO

No dia 5 de Junho de 2006, Dia do Ambiente, o Município de Peniche lançou esta iniciativa, em jeito de desafio, a todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, o Concurso Interescolar de Poupança de Água e Energia (CIPAE). Todas as crianças das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Peniche receberam um desdobrável com as regras do concurso e conselhos práticos para o uso racional da água e energia elétrica na escola, e não só. Este desafio que, de certeza, as nossas crianças vão potenciar e vencer, pretende promover o uso racional da Água e de Energia, em especial nas escolas, mas também em casa. Desta forma estamos a fazer uma aposta no presente, mas de forma especial no futuro, garantindo, a única forma de minimizar este problema, atitudes e comportamentos amigos da Natureza e do Ambiente, que é o mesmo que dizer, amigos do Homem, do seu real desenvolvimento e do seu Futuro.

Durante o ano letivo de 2006/2007, todos os meses, vamos ter uma escola a vencer este desafio, de poupança de água e energia elétrica, garantido um prémio mensal de 100€ à escola com melhor comportamento. A escola com melhor índice anual ganha um Videoprojector (ver regulamento).

Aproveitamos para lembrar alguns, de tantos, dos comportamento que ajudam a poupar água e energia elétrica:

O QUE PODES FAZER PARA POUPAR ÁGUA – a tua ajuda é muito importante!

  • Fecha sempre as torneiras. Não custa nada! Se não pararem de pingar, pede a ajuda de um adulto. Poupas ± 25 litros de água/dia.
  • Prefere um duche rápido ao banho de imersão. Poupas ± 400 litros de água/semana.
  • Não deixes a torneira aberta enquanto escovas os dentes, usa antes um copo de água. Poupas ± 9 litros de água/minuto.
  • Pede aos teus pais para colocarem uma garrafa de água de 1,5 litros cheia dentro do autoclismo. Poupas 8,5 litros de água por cada vez que o utilizares.
  • Quando ajudares a lavar loiça enche o lava-loiça e usa apenas a água necessária, não deixes a água a correr. Poupas ± 100 litros de água/15 minutos.
  • Ao usar a máquina de lavar loiça ou roupa deve-se faze-lo na sua capacidade de carga máxima. Máquina de lavar loiça pode gastar de 25 a 60 litros de água. Máquina de roupa pode gastar de 60 a 90 litros de água.
  • Ajuda também os teus pais a lavar o carro com um balde de água e uma esponja. Poupas ± 230 litros de água.
  • Se vires alguma rotura de canalização pede a um adulto para avisar os serviços Municipalizados da Câmara.

O QUE PODES FAZER PARA POUPAR ENERGIA ELÉTRICA – a tua ajuda faz a diferença!

  • Desliga sempre os aparelhos que não estão a ser usados, vistos ou ouvidos.
  • Não deixes a televisão, o monitor do pc, o leitor de dvd, a aparelhagem ou a tua consola de jogos em modo repouso (stand by). O consumo de energia dos aparelhos em stand by pode representar cerca de 12% do seu consumo de eletricidade. Desliga sempre o aparelho no interruptor e não no comando.
  • Sempre que for possível prefere a luz natural à luz artificial.
  • Escolhe lâmpadas de classe mais elevadas (A ou B), têm mais luminosidade, menos potência e mais tempo de vida.
  • Apaga sempre as luzes das divisões da tua casa em que não esteja ninguém.

Sempre que usares o frigorífico tenta retirar de uma só vez tudo o que necessitas, 20% do consumo do frigorifico é causado pela abertura das portas.

Todos temos o nosso contributo a dar para "Criar um Bom Ambiente".


< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.