Cultural

PENICHE enCENA

Imagem do Evento

É a 27 de março que assinalamos anualmente o Dia Mundial do Teatro, efeméride criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

Em 2019, o Município de Peniche antecipa a celebração desta data com a divulgação de uma Programação de Teatro, intitulada PENICHE enCENA, com o duplo objetivo de dar a conhecer os grupos de teatro amador atualmente ativos no concelho e divulgar as peças que por eles serão levadas à cena no 1º semestre deste ano.

Local: Concelho de Peniche

Datas de Realização

14-03-2019 a 08-06-2019
Programação Diária

Turma de Teatro da Universidade Sénior de Peniche
Texto e encenação de Rogério Cação

Local: Auditório Prof. Américo Gonçalves (Escola Secundária de Peniche)
Org. Turma de Teatro da Universidade Sénior de Peniche

com Luísa Ortigoso

Local: Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Org. Município de Peniche

“Num tom que intercala ternura e raiva, o Testamento de Maria conta a história de um cataclismo que levou a uma dor avassaladora. Para Maria, o seu filho perdeu-se para o mundo, e, agora, vivendo no exílio, com medo, tenta recompor a memória dos acontecimentos que levaram à sua morte brutal. Para ela, ele era uma figura vulnerável, cercada de homens em quem não se podia confiar, num tempo de mudança e turbulência. À medida que a sua vida e sofrimento começam a ecoar a ressonância do mito, Maria luta para quebrar o silêncio que rodeia o que ela sabe ter acontecido. No seu esforço para dizer a verdade e desfiar a sua complexidade, emerge lentamente como uma figura de imensa estatura moral, bem como uma mulher da história agora representada como totalmente humana.”

Grupo de Teatro Comunitário “MARIAS DO MAR”
Teatro infantil a partir de adaptação do conto “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Local:
Auditório Stella Maris
Org. Município de Peniche

Grupo de Teatro Comunitário “MARIAS DO MAR”

Local: Edifício-sede da Freguesia de Peniche
Org. Freguesia de Peniche

Grupo de teatro O NAZARENO

Local: Da Igreja da Misericórdia à Igreja de S. Pedro
Org. Paróquia de Peniche

Grupo de teatro O NAZARENO

Local: Igreja de S. Pedro
Org. Paróquia de Peniche

O Grupo de Teatro “O Nazareno” foi fundado em outubro de 1998 no seio da Paróquia de Peniche. Dedica-se a peças e encenações de caráter religioso, tendo já representado em várias localidades de norte a sul do país, bem como na ilha da Madeira (Machico).

Teatro do Silêncio

Local: Peniche
Org. Município da Peniche

Projeto artístico performativo, criado por Maria Gil e produzido pelo Teatro do Silêncio este é um espetáculo intimista e documental que pretende dar relevo às mulheres dos homens que partiam / partem para a pesca. Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Projeto Intermunicipal “Programação Cultural em Rede: Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”, cofinanciado pelo Programa Centro 2020, que une os municípios de Ílhavo, Murtosa e Peniche e integra também a programação do Dia Nacional do Pescador na nossa terra.

Teatro do Silêncio

Local: Peniche
Org. Município da Peniche

Clube de Teatro 7X2

Local: Auditório Prof. Américo Gonçalves (Escola Secundária de Peniche)
Org. Clube de Teatro 7X2 da Escola Secundária de Peniche

O clube de teatro 7X2 nasceu em 1999 da vontade de uma professora de Filosofia que já foi atriz e, desde aí, procurou ser um espaço de criatividade e de criação, um lugar de experiência e de experimentação, de vivência com a arte e de consciência do eu e de desenvolvimento da sensibilidade estética. Todos os anos, o grupo variável de atores constrói um espetáculo original, criado através da interação das ideias e contributos de todo o grupo. Neste 20º ano de atividade, o grupo é constituído por 16 elementos.

Clube de Teatro 7X2

Local: Auditório Prof. Américo Gonçalves (Escola Secundária de Peniche)

Clube de Teatro 7X2

Local: Auditório Prof. Américo Gonçalves (Escola Secundária de Peniche)