MIRB - Mostra Internacional de Renda de Bilros - Peniche - 2018

Imagem do Evento

A edição de 2018 da Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche está aí! Peniche volta a ser o ponto de encontro de Rendas e Rendilheiras. Provenientes de diversos lugares do mundo, aqui se cruzam saberes, trocam técnicas, se promove a arte de rendilhar com bilros. A tradição e a modernidade aqui se encontram na busca de novos caminhos na utilização desta peculiar forma de tecer. Os desfiles de Moda, a exposição de artigos que, na confeção, integram renda de bilros, a animação, a música tradicional portuguesa, alocuções relativas à historia da renda de bilros e à certificação, a nova doçaria local com a renda de bilros como inspiração, tudo isto cruzará os dias da Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche, edição de 2018, de 19 a 22 de julho!

Veja aqui o https://youtu.be/ijbjuuJFFj4

Local: Jardim Público / Praça Jacob Rodrigues Pereira / Peniche

Cartaz da MIRB de Peniche - 2018

Datas de Realização

MIRB – Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche (19-07-2018)
Programa: dias 19 e 20

O lançamento será pelas 15:00 horas de 19 de julho - quinta feira - na Escola Municipal de Rendas de Bilros, com a receção das Comitivas Estrangeiras e, no mesmo local, pelas 16:00 horas, uma Evocação histórica do Saber Rendeiro em Peniche, em que serão oradores Dr. Mariano Calado, Dra. Dinah Calado e D. Ida Guilherme.

Pelas 17:00 horas, o Jardim Público será terá o foco de todas as atenções, pois é aí que terá lugar a inauguração Oficial da MIRB – Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche.

No mesmo dia, pelas 18:00 horas, agora no Museu da Renda de Bilros de Peniche, proceder-se-á à abertura da Exposição “Artes Têxteis” que ficará patente ao público até ao dia 7 de outubro de 2018.

O primeiro dia da Mostra termina ao som da Orquestra Israelita Ness Ziona Youth Concert Band, em concerto pelas 22:00 horas no Fórum da Parreirinha e integrado no evento Lisbon Music Fest.

Das 15:00 às 19:00 horas, no Jardim Público: Artesanato ao vivo e Exposição Internacional.

Programação Diária
MIRB – Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche (20-07-2018)
Programa: dias 19 e 20

No dia seguinte, 20 de julho – sexta-feira – as atividades estão ancoradas em três momentos chave: 10:00, 15:00 e 22:00 horas. No Jardim Público, pelas 10:00 horas, na Mesa de Experiências: Técnicas Internacionais de Rendas de Bilros, haverá oportunidade de trocar experiências, ideias, lançar desafios em torno do tema da criação / execução / aplicação de renda de bilros.

No período da tarde, pelas 15:00 horas e de novo na Escola Municipal de Rendas e Bilros, será o momento de ouvir falar de “Tempos de Certificação – Da importância da Certificação da Renda de Bilros de Peniche “em alocuções dos oradores Dra. Graça Ramos, da Associação “Portugal à Mão” e Dr. Fernando Gaspar, do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

O dia vai fechar com o Desfile Etnográfico protagonizado pelos Ranchos Folclóricos do Concelho de Peniche, às 22:00 horas, no Jardim Público.

Das 10:00 às 19:00 horas e das 21:00 às 23:00 horas, no Jardim Público: Artesanato ao vivo e Exposição Internacional.
MIRB – Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche (21-07-2018)
Programa: dias 21 e 22

21 de julho, sábado: a Música Tradicional Portuguesa estará em evidência com a atuação do grupo “Mar à Vista”, pelas 11:00 horas no Jardim Público onde, por sua vez e pelas 15:00 horas atuará a Tuna da Universidade Sénior de Peniche.

O Desfile “Rendas na Moda” - apresentação de criações nacionais e internacionais com integração de Rendas de Bilros, estará sob os projetores e centrará as atenções do público a partir das 22:00 horas. Palco: Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Programa: dias 21 e 22

MIRB – Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche (22-07-2018)
Programa: dias 21 e 22

Domingo, 22 de julho. As atividades deste dia iniciam-se pelas 10:00 horas, com deposição de Coroa de Flores no Monumento à Rendilheira, no Jardim Público onde, com início às 11:00 horas, será celebrada uma Missa Campal em Ação de Graças pelas Rendilheiras.

Ainda com o Jardim Público como palco e pelas 15:00 horas, terá início o Desfile: “enLACEs”, que traz a público a apresentação de criações locais com aplicação da Renda de Bilros de Peniche. Esta iniciativa, enLACEs tem como objetivo incentivar e prestigiar a criação de trabalhos em torno da aplicação e / ou integração de Renda de Bilros de Peniche, desenvolvidos pela comunidade local, em criações artísticas na área da moda.

A Música Tradicional Portuguesa volta a marcar presença a partir das 16:00 horas, desta feita com o Grupo “Pé d’Areia, que encerrará a Mostra Internacional de Renda de Bilros – Peniche 2018.

Sub-Navegação