GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

HISTÓRIA E PATRIMÓNIO - CONCELHO DE PENICHE

As falésias calcárias que bordejam toda a Península de Peniche, contam uma história contínua, com mais de 20 milhões de anos da evolução geológica do Jurássico inferior de Portugal. Uma história impressa nas rochas que remonta aos primórdios do Jurássico (há cerca de 200 milhões de anos) e à "vida" mais recente do Planeta Azul, quando os dinossauros já povoavam as zonas continentais e a Península Ibérica ficava bem pertinho da porção setentrional do continente americano. Representa, por isso, um lugar ideal para estreitar mais a ligação entre a geologia teórica e a prática.

A variabilidade da sucessão calcária e as condições dos afloramentos constituem uma óptima base para a realização de actividades de campo nos domínios da Estratigrafia, Paleontologia, Sedimentologia, Análise de Bacias Sedimentares, Geomorfologia, Património Geológico e Geologia Ambiental.

O sítio da Ponta do Trovão, localizado na fachada norte da Península de Peniche, é unanimemente considerado pela comunidade científica internacional como possuindo o melhor registo a nível mundial da transição entre os intervalos de tempo Pliensbaquiano-Toarciano (andares do Jurássico Inferior).

Este reconhecimento ficou patente na classificação, em dezembro de 2014, pela International Commission on Stratigraphy da International Union on Geological Sciences, da Ponta do Trovão como Global Boundary Stratotype Section and Point (GSSP) do Toarciano (Jurássico Inferior). A 25 de julho de 2016 decorreu a cerimónia de colocação do Prego Dourado (Tradicional Golden Spike) no local.



Vista do Sítio da Ponta do Trovão Costa Norte da Península

< Voltar

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.