HORTA COMUNITÁRIA DE PENICHE

Enquadramento

A Horta Comunitária de Peniche é um equipamento comunitário com uma forte componente social pela sua importância na relação entre o homem e a terra.



Opera como rede social, promovendo um elo de convivência social e intergeracional e proporcionando benefícios económicos e de saúde, especialmente no que concerne a uma alimentação saudável.

A Horta Comunitária de Peniche um espaço circunscrito, situado na Casa do Sitio da Bica (próximo das piscinas municipais), destinado ao desenvolvimento de atividades agrícolas de subsistência, com base em produtos provenientes da agricultura tradicional. 

Os 30 utilizadores beneficiam de talhões individuais de 30 m2, árvores de fruto, pontos de água coletivos destinados à rega das culturas, tanque para aproveitamento de águas pluviais, instalação de equipamento de apoio para armazenamento de utensílios e produtos hortícolas e um espaço destinado à compostagem.

Objetivos

O projeto da Horta comunitária de Peniche tem por objetivos:

a) Fomentar a prática da agricultura dando a oportunidade aos munícipes, que não possuem terreno próprio, de cultivar os seus próprios produtos privilegiando os mais desfavorecidos;

b) Promover uma alimentação saudável com produtos vegetais provenientes de agricultura tradicional;

c) Sensibilizar a população para o respeito e defesa pelo ambiente;

d) Valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na manutenção do mesmo;

e) Promover atividades ambientais para as famílias;

f) Potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos;

g) Fortalecer a identidade cultural e coletiva da comunidade, bem como o sentimento de pertença;

h) Complementar fontes de subsistência alimentar das famílias;

i) Preservar práticas agrícolas tradicionais.

População Alvo

População em geral, dando-se prioridade a famílias com fracos recursos económicos, tais como beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), desempregados, famílias numerosas (> = a 6 elementos), idosos e pessoas cuja residência se encontra na proximidade à localização da Horta Comunitária.

Condições de participação

Pode candidatar-se a Utilizador da Horta Comunitária qualquer munícipe residente no concelho de Peniche, mediante preenchimento da ficha de candidatura e elementos solicitados pelo Município de Peniche, promotor da Horta Comunitária.

Candidaturas

As candidaturas são efetuadas anualmente na primeira quinzena do mês de janeiro, através de requerimento próprio disponível no site do Município de Peniche e no Setor de Planeamento e Intervenção Social.

A data de apresentação das candidaturas será divulgada com a devida antecedência no site do Município de Peniche e no Setor de Planeamento e Intervenção Social.

Contactos

Setor de Planeamento e Intervenção Social
Câmara Municipal de Peniche
Edifício da Parreirinha - Travessa do Mareantes 2520 Peniche
Tel. 262 780 118
Correio eletrónico - secretariado.acaosocial@cm-peniche.pt /gps@cm-peniche.pt

< Voltar

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.