INÍCIO DE NOVO ANO HIDROLÓGICO

INÍCIO DE NOVO ANO HIDROLÓGICO

Com data de 11 de outubro de 2018, foi publicado o Edital Nº 128 / 2018, em que o Município de Peniche, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil - Comunicado nº 7/2018, com a mesma data, alerta os cidadãos para o início de novo ano hidrológico e os efeitos decorrentes e expectáveis deste novo ciclo.

Nele se dá conta da possibilidade de inundações em zonas urbanas, seja pela acumulação de águas pluviais ou pelo transbordo do leito de algumas linhas de água. Cheias rápidas são igualmente expetáveis por insuficiente drenagem de águas pluviais.

Devido a perda de consistência dos solos, são referidas a possibilidade de instabilidade de taludes ou deslizamentos.

Por efeito de episódios de vento, podem ser arrastados para as vias rodoviárias, objetos soltos ou haver desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixas.

Alerta-se igualmente para o risco de galgamento devido a forte ondulação, bem como piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

Em sequência, recomenda algumas medidas de precaução, tais como limpeza e verificação dos sistemas de drenagem, sumidouros, sargetas, valetas e algerozes, bem como desobstrução de linhas de água, principalmente junto a pontes e aquedutos.

Veja aqui: Edital Nº 128 / 2018 e Comunicado SMPC nº 7/2018


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.