INFORMAÇÃO AOS MUNÍCIPES E VISITANTES SOBRE O NOSSO HOSPITAL S. PEDRO GONÇALVES TELMO

Esclarecimento e reposição da verdade sobre o processo de instalação de um Serviço de Urgência Básica (SUB), a reformulação das valências do nosso hospital e as contrapartidas obtidas durante e processo negocial, conduzido pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Peniche junto do Ministério da Saúde.

Esclarecimento e reposição da verdade sobre o processo de instalação de um Serviço de Urgência Básica (SUB), a reformulação das valências do nosso hospital e as contrapartidas obtidas durante e processo negocial, conduzido pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Peniche junto do Ministério da Saúde.
 
 
> Consulte AQUI o quadro comparativo entre o Comunicado do PSD e a Informação Prestada pela Administração do Centro Hospitalar Oeste-Norte
 
> Consulte AQUI todo o comunicado (04-09-2009) (pdf) 
 
________________________________________________________

MEMORANDO
HOSPITAL SÃO PEDRO GONÇALVES TELMO, PENICHE
(Enviado à CMP pela ASRS-LVT no dia 1 de Setembro de 2009)

Apresenta-se neste memorando um ponto de situação relativo ao Hospital de Peniche no quadro da reconfiguração assistencial e organizacional do Centro Hospitalar do Oeste Norte, instituído em Fevereiro do corrente ano pela integração das Unidades Hospitalares de Alcobaça, Peniche e Caldas da Rainha (Hospital Distrital e Hospital Termal).

Genericamente, a matriz assistencial e organizacional que se procura pôr em prática prevê, para as Unidades de Alcobaça e de Peniche uma reorientação para a prestação de cuidados de proximidade, continuados e de ambulatório, médico-cirúrgico, com manutenção dos Serviços de Urgência Básica e, para a Unidade de Caldas da Rainha, o desenvolvimento e a consolidação da diferenciação técnica, no diagnóstico e na terapêutica, pela modernização tecnológica projectada para necessidades diagnosticadas, tendo ainda como objectivo a maior eficiência no uso da capacidade de internamento instalada. Considera-se ainda da maior relevância a efectivação de uma solução de autonomia estatutária e de gestão para o Hospital Termal Rainha D. Leonor e respectivos equipamentos e componentes patrimoniais.

Neste quadro o Plano Director do Hospital de Peniche prevê a seguinte estrutura funcional e de prestação de cuidados,para 2009, 2010 e seguintes:

  • Serviço de Urgência Básica: estatuto atribuído na Rede de Referenciação Hospitalar de Urgência/Emergência e com projecto de reinstalação aprovado pela ARSLVT;
  • Unidade de Cuidados Continuados: projecto de remodelação dos pisos 1 e 2 do edifício hospitalar e instalação de 2 elevadores, para as tipologias de cuidados convalescença, reabilitação e paliativos, aprovado pela ARSLVT e financiado pela UMCCI;

Logo que o projecto de arquitectura esteja concluído, será adjudicada a realização da obra, tendo esta previsão estado na origem da recente transferência da actividade cirúrgica (Cirurgia Geral e Ortopedia) para o Hospital de Caldas da Rainha;

  • Fisioterapia: Serviço imprescindível à componente de reabilitação no internamento, assegurando simultaneamente a prestação em regime de ambulatório. Qualquer cenário alternativo relativo à evolução do Hospital de Peniche prevê o funcionamento da valência de fisioterapia;
  • Consulta Externa: esta componente ambulatória oferece Consultas em Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ortopedia, Cardiologia, Medicina Física e de Reabilitação, Anestesiologia e Urologia, iniciada esta no passado mês de Julho e, a breve prazo, Imunodepressão.
Todas as evoluções delineadas no contexto do Centro Hospitalar são estrategicamente consonantes com a programação do Novo Hospital do Oeste Norte e, no que ao Hospital de Peniche diz respeito, trata-se de um processo efectivo de modernização e garantia de sustentabilidade no quadro do SNS. 
 

________________________________________________________

Nota de reunião, do dia 30 de Janeiro de 2009, entre o Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Presidente da Câmara Municipal de Peniche:

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Peniche (CMP) reuniram, no dia  30 de Janeiro de 2009, com vista a analisar um conjunto de situações relativas ao Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo.
 
Da reunião havida resultaram as seguintes conclusões:

1 – O novo Conselho Directivo da ARSLVT mantém os compromissos assumidos pela anterior equipa regional. 

2 - O Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo foi recentemente integrado no Centro Hospitalar do Oeste Norte (conjuntamente com o Hospital de Alcobaça e o Centro Hospitalar das Caldas da Rainha), procurando-se com esta iniciativa ganhos em termos de eficiência na organização dos serviços e gestão dos recursos humanos.

3 – A ARSLVT está a desenvolver todos os esforços com vista de melhorar a rede de cuidados primários de saúde no Concelho de Peniche, designadamente a constituição de Unidades de Saúde Familiares. Pretende-se com esta medida aliviar o Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo da procura de cuidados de saúde primários que actualmente regista, permitindo assim uma maior disponibilidade para a prestação de cuidados de saúde diferenciados.

4 – A ARSLVT está ainda a diligenciar no sentido da entrada em funcionamento no Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo de um Serviço de Urgência Básica (SUB), integrando-se o mesmo na rede de referenciação da urgência/emergência, tendo tido recentemente aprovação para financiamento de obras necessárias à sua instalação.

5 – O Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo manterá em funcionamento o Serviço de Atendimento Permanente, nos moldes actuais, até à entrada em funcionamento do SUB, assegurando-se deste modo o atendimento a situações do foro agudo.

6 – A ARSLVT assumiu ainda o compromisso de dar seguimento ao protocolo acordado, cuja assinatura não chegou a concretizar-se, entre a Câmara Municipal de Peniche e a Administração Regional de Saúde do Centro, uma vez que desde o passado dia 1 de Janeiro de 2009 que o Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo está agora sob a tutela da ARSLVT.

6 – O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste Norte, que iniciou funções no início do mês de Fevereiro, desenvolverá o estudo e a implementação das medidas necessárias com vista à valorização do Hospital de São Pedro Gonçalves Telmo. Esta valorização irá assentar na melhoria da interligação com os serviços dos restantes hospitais que constituem o Centro Hospitalar do Oeste Norte.
 
 
O Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
O Presidente da Câmara Municipal de Peniche
 
 

________________________________________________________

COMUNICADO MINISTÉRIO DA SAÚDE
 
O Ministro da Saúde recebeu esta manhã (22.01.08) o Presidente da Câmara Municipal de Peniche, Dr. António José Correia, para apreciação da situação do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo, quer quanto ao seu desenvolvimento geral, quer quanto à sua integração num conjunto hospitalar mais vasto, quer quanto à organização dos serviços de urgência/emergência.

Da reunião havida, resultou acordo que se define nos termos seguintes:

  1. A Câmara Municipal e o Ministro da Saúde acordaram no desenvolvimento do Hospital para melhorar a cobertura das populações da sua área de referência. Entre outras melhorias, será desenvolvido o actual Serviço de Ortopedia e Fisiatria, será criada uma Unidade para Cirurgia de Ambulatório e serão reconvertidas camas disponíveis em Unidades de Cuidados Continuados (CCI). Serão também desenvolvidas consultas externas de especialidade, com o apoio dos Hospitais mais próximos.

  2. A Câmara Municipal de Peniche e o Ministério da Saúde, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, desenvolverão todos os esforços no sentido de ampliar e qualificar a rede de cuidados de saúde primários no Concelho, constituindo Unidades de Saúde Familiares (USF) que aproximem o cidadão do sistema de saúde e aliviem o Hospital da excessiva procura de cuidados primários, que hoje regista.

  3. O Hospital será integrado no futuro Hospital do Oeste Norte, a constituir, sob a forma de Centro Hospitalar, o qual reunirá os estabelecimentos de Caldas da Rainha (hospital geral), Alcobaça e Peniche.

  4. Até à abertura do novo Hospital do Oeste Norte, o Hospital de S. Pedro Gonçalves Telmo manterá o Serviço de Urgência Básica (SUB), integrando-se na respectiva rede.

  5. O presente acordo será objecto de protocolo a celebrar brevemente, entre a Câmara Municipal de Peniche e o Ministério da Saúde.

Lisboa, 22 de Janeiro de 2008


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.