PENICHE sensibiliza Parlamentares - Na defesa da manutenção do serviço de urgência do seu hospital

PENICHE sensibiliza Parlamentares - Na defesa da manutenção do serviço de urgência do seu hospital
[+] Fotos

Peniche concretizou, no passado dia 14 de Fevereiro, duas iniciativas, com o objectivo de informar e sensibilizar grupos parlamentares acerca do possível encerramento da Unidade de Urgência do Hospital de Peniche.

Assim, a Câmara Municipal reuniu com o Deputado do Grupo Parlamentar do PCP, António Filipe, ao qual foi entregue um dossier contendo informações acerca dos acontecimentos das últimas semanas e a Moção Aprovada pela Assembleia Municipal de Peniche. Para além desta reunião, uma representação da Comissão de Acompanhamento composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Peniche (António José Correia), pelos Vereadores Jorge Gonçalves (PS) e Francisco Salvador (PSD), e pelo Presidente da Assembleia Municipal (Rogério Cação), foi também ouvida por Alberto Martins, líder do Grupo Parlamentar do PS.
 
No encontro realizado esta manhã com o Deputado do PCP, foi relembrada a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, bem como todo o trabalho que tem vindo a ser articulado entre o Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Câmara Municipal, tendo sido mesmo criada uma Comissão de Acompanhamento constituída pelos elementos da Mesa da Assembleia Municipal e por representantes das três forças políticas representadas no Executivo.
 
Nesta reunião, foi também referida a Moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal e a proposta para que na primeira semana de Março ocorra uma reunião com a população para dar conta das diligências efectuadas junto das diversas entidades, em especial as pretendidas audiências com o Ministro da Saúde e com a Comissão Parlamentar da Saúde.
 
O Deputado do Grupo Parlamentar do PCP afirmou ir “acompanhar bem de perto o assunto referente ao “encerramento do serviço de urgências do Hospital de Peniche”, mostrando a sua solidariedade, empenho e colaboração com o povo de Peniche nesta questão, bem como a disponibilidade deste Grupo Parlamentar em fazer tudo o que esteja ao seu alcance para procurar impedir que o encerramento deste serviço de urgências vá por diante”.
 
No final desta reunião o Presidente da Câmara Municipal de Peniche – António José Correia – referiu que “o Município de Peniche continua a demonstrar uma atitude serena e expectante, aguardando que todas as situações possam no seu tempo ser apreciadas, confiando no bom senso político, tendo em conta o facto da proposta de encerramento da unidade de urgência não ter estado em discussão pública e pelos elementos que apontam para a necessidade da manutenção do serviço de urgência entre as 00:00 e as 08:00, face ao tipo de riscos que Peniche tem, pelo facto de ser uma cidade com intensa actividade marítima, verificando-se a insustentabilidade do seu encerramento”. Adiantou ainda que “a argumentação das acessibilidades apresentadas pela Comissão Técnica leva apenas em linha de conta as acessibilidades rodoviárias e a sua proximidade tanto às Caldas da Rainha como a Torres Vedras, não tendo em contas as acessibilidades marítima utilizadas diariamente por largas centenas de pessoas ligadas ao mar”.
 
A finalizar, António José Correia, afirmou que “a posição do município está sustentada, não numa mera questão emocional, mas numa questão técnica, a qual é partilhada pelo administrador hospitalar, perfeito conhecedor da realidade, que assume publicamente a sua posição a favor da manutenção do Serviço de Urgência”. Como tal, “o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Peniche deve ser também ouvido pela Comissão Parlamentar da Saúde, para que não reste qualquer tipo de dúvidas da natureza técnica desta posição”.
 
Sem baixar os braços, a Comissão de Acompanhamento teve a oportunidade de entregar pessoalmente, no final da manhã de ontem, um dossier contendo informação sobre este assunto ao líder da bancada parlamentar do PS, Alberto Martins, aquando o encerramento das Jornadas Parlamentares que tiveram lugar em Óbidos. Para além da entrega do referido dossier, este encontro permitiu também que Município de Peniche exprimisse a sua posição e respectiva fundamentação junto da bancada parlamentar que sustenta o Governo.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.