Já aí vem o Carnaval!

Já aí vem o Carnaval!
Cartaz Carnaval 2020

Lantejoulas e fitas, serpentinas e apitos, sorrisos e, por vezes, um “deixa para lá que amanhã resolve-se!...”

É um pouco de tudo isto e outro tanto mais que é, por todo o lado, o Carnaval!

Será mesmo assim?

Não.

Concretizar um evento como o Carnaval de Peniche é uma tarefa que envolve muita gente e muita preparação para que tudo corra bem, atempadamente e em segurança, quer para os intervenientes, quer para os largos milhares de espetadores que se deslocam para assistir ao Carnaval de Peniche.

Vinte e dois grupos intervenientes que integram um vasto grupo de cerca de setecentos e cinquenta protagonistas desfilarão no centro da cidade nos dias 23 e 25 de fevereiro, no Grande Corso Carnavalesco. A estes vão juntar-se cerca de 1000 crianças e jovens alunos de diversas instituições e estabelecimentos de ensino que na manhã do dia 21 – pelas 10:30 horas – irão formar o Carnaval Escolar e desfilar com as suas fantasias no Jardim Público e ruas adjacentes. Ainda no dia 21, a sede da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Ferrel será palco, pelas14:30 horas, do Carnaval Sénior.

O ponto de encontro e local de início, pelas 15:00 horas de domingo e terça-feira, do Grande Corso Carnavalesco é no vasto largo da Ribeira Velha. Daí e sempre ao sabor e ritmo de sambas, marchas e o que de mais os grupos vão trazer para a rua, o Corso subirá a Avenida do Mar em direção à Praça Jacob Rodrigues Pereira, parte da Rua Alexandre Herculano, Ruas Arqtº Paulino Montez e Estado Português da India em direção ao Largo Bispo de Mariana, para entrar de novo na Alexandre Herculano, agora em sentido contrário. Direcionado para o final do desfile, o Corso volta a pisar a calçada da Jacob R. Pereira e em breve alcança a Praça do Município donde rumará para a Avenida do Porto de Pesca, que este ano é novidade como local de final do desfile. Aí chegados haverá também a habitual animação conjunta, envolvendo grupos e foliões assistentes.

A organização conta com os apoios da Freguesia de Peniche, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário de Peniche e da 102FM-Rádio.

Na promoção do evento faz-se apelo para o uso dos equipamentos adequados para deposição de lixo, que não deve ser deitado no chão. Quer seja no Carnaval ou noutra qualquer época, um Concelho limpo - o que é uma coisa muito séria! - também depende de cada um dos cidadãos…

As festividades culminarão pelas 21:30 horas do dia 26: o Enterro do Bacalhau com a sua peculiar brejeirice, própria desta popular manifestação pagã, que percorrerá diversas artérias da cidade. Espera-se, fruto da popularidade do extinto, grande acompanhamento e largo carpir como expressão da profunda pena de tanta animação só ter durado quatro dias!

E… já se foi o Carnaval!

 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.