Mostra Internacional de Renda de Bilros - Peniche - 2019

Mostra Internacional de Renda de Bilros - Peniche - 2019
Cartaz MIRB / PENICHE / 2019

A cada dia que passa aumentam os fios que ligam o Mundo…

Em cada hora somam-se os cruzamentos de linhas que percorrem, trespassam, envolvem o mundo, cada vez mais Universo… galáctico…

Em cada segundo, milhões de cruzamentos de linhas e fios tecem redes invisíveis que nos ligam…

Branca, azul, verde, amarela, enfim, de todas as cores e matizes assim podem ser as linhas que em julho - de 18 a 21 – vão integrar a Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche.

A esta cidade situada no extremo ocidental da Europa, tão próxima da costa oriental da América irão afluir fios e linhas que aqui serão cruzadas e tecidas com as matrizes da renda que brota dos bilros onde se enleiam.

Aqui cruzados, diferentes na forma e nas designações conforme a língua em que os nomes são proferidos, os bilros, quais extensões dos laboriosos dedos das rendilheiras, vão elaborar nós e difundir arte, expressão de saberes e enraizamentos de locais tão díspares. No encontro deste ano, a MIRB – 2019 conta com a presença de mais de duas dezenas de delegações oriundas de diferentes países (Portugal, Espanha, Estónia, Rússia, Inglaterra, Suíça, República Checa, Polónia, Itália, Hungria,…) que, no Jardim da Praça Jacob Rodrigues Pereira serão distribuídas pelos Stands que o Município de Peniche colocou no recinto.

O diversificado Programa prevê para os quatro dias exposições, trocas de experiências e técnicas no âmbito desta peculiar arte de tecer, uma conferência que abordará o tema “Estado da Arte: Certificação da Renda de Bilros de Peniche”, música ao vivo, homenagem às Rendilheiras com deposição de coroa de flores, celebração religiosa, dança contemporânea e desfiles de moda, onde se destacam o “EnLaces” e o “Rendas na Moda”. No primeiro, as criações em desfile são apresentadas pelos criadores(as) que, nos termos da norma que regula a participação, são naturais ou residentes no concelho de Peniche. No segundo desfile, os coordenados foram idealizados pelos formandos do Modatex - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios - e de criadores locais, e contará ainda com criações de diferentes delegações que participam na edição deste ano.

Programa da edição de 2019 da Mostra Internacional de Renda de Bilros – Peniche.

 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.