Município de Peniche recebe e apoia Festa do Triatlo

Município de Peniche recebe e apoia Festa do Triatlo
Festa do Triatlo - 9 de janeiro de 2016

No local onde foi realizado o primeiro Triatlo em Portugal e após término da época desportiva, decorrerá no próximo dia 9 de janeiro de 2016 a Festa do Triatlo, no MH Hotel em Peniche, com início às 15 horas. O evento, organizado pela Federação de Triatlo de Portugal com o apoio do Município de Peniche, irá premiar os grandes vencedores das Competições Nacionais de 2015.

Tudo começou em Peniche, em 15 de agosto de 1984. Trinta pioneiros, quase todos convidados individualmente, entre companheiros de pelotão da corrida a pé, encontraram-se na Ribeira desta cidade para participarem numa prova inédita no nosso país.

A ideia de realizar um Triatlo em Portugal foi bem recebida em Peniche, nascendo assim o 1º Triatlo de Peniche. Para o celebrar, durante muitos anos, no dia 15 de agosto, a população do Concelho de Peniche transformou-o em festa com o objetivo de premiar o incansável labor que demonstram em cada edição os distintos Triatletas que, oriundos de todo o país e do estrangeiro, nos brindam com a sua participação.

Na 1ªedição participaram 30 atletas, 28 dos quais concluíram a prova, sendo o vencedor Paulo Carvalho. O atleta percorreu os 800 metros de natação, 17 Km de ciclismo e os 8 Km de corrida no tempo de 1h.15m.15s .



Grupo de atletas participantes – 1º Triatlo de Peniche em 1984

Deste modo, é reconhecida a importância de Peniche no panorama do triatlo nacional, a cidade foi pioneira e continua a afirmar-se até hoje. Muitos atletas se iniciaram nesta modalidade em Peniche, como é o caso da Vanessa Fernandes que participou pela primeira vez num triatlo, em Peniche, em 1999.

Tendo em conta o número de atletas de Peniche que participavam em provas do Circuito Nacional de Triatlo e a necessidade de constituição de uma equipa federada local, o Peniche Amigos Clube (PAC) criou a Equipa de Triatlo de Peniche em 2008, contando desde o início com o apoio financeiro e logístico do Município de Peniche. Para o efeito, foi celebrado, no mesmo ano, um protocolo de colaboração entre o PAC e o Município. Nas palavras que proferiu durante a cerimónia de assinatura, o Presidente do Município, ele próprio pioneiro do triatlo, sintetizou bem o que tem sido a vida do Triatlo de Peniche, utilizando a expressão “do pioneirismo à afirmação”. E assim é, desde 1984, o “Triatlo Cidade de Peniche” tem-se realizado ano após ano, e 2016 não será exceção, estando já definida a data da XXXIII edição desta prova (10 de junho).


Programa da Festa do Triatlo:

  • 15h00 – Abertura da Festa do Triatlo com a banda Jazz2Be
  • 15h30 – Campeonato Nacional Jovem (Individuais e por Clubes)
  • 16h00 – Intervalo
  • 16h15 – Campeonato Nacional Individual por Escalões e Grupos de Idade: Aquatlo e Duatlo
  • 17h15 – Espetáculo de Dança Contemporânea com os alunos do Estúdio Municipal de Dança do Município de Peniche
  • 17h30 – Campeonato Nacional Individual por Escalões e Grupos de Idade: Triatlo Longo e Triatlo
  • 18h15 – Intervalo
  • 18h30 – Campeonato Nacional Individual Absoluto: Aquatlo, Duatlo, Triatlo Longo e Triatlo
  • 18h45 – Campeonato Nacional de Clubes Absoluto: Duatlo, Triatlo Longo e Triatlo
  • 19h00 – Encerramento da Festa do Triatlo
  • 19h30 – Jantar com After Party

GALERIA DE FOTOS I

 

  • >


GALERIA DE FOTOS II

 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.