Barra do porto de Peniche

Barra do porto de Peniche
Vista da entrada do porto de pesca - Peniche

No passado mês de novembro o Município de Peniche manifestou junto da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos a sua preocupação crescente quanto ao assoreamento da entrada do Porto de Peniche.

As sucessivas avaliações efetuadas comprovam o progressivo agravamento da situação devido à acumulação de areias à entrada da barra do porto que serve a cidade. Além disso, as dificuldades de acesso das embarcações são evidentes e os riscos de segurança das tripulações aumentam em dias de maior intempérie, particularmente quando coincidem com o agravamento do estado do mar.

A urgência da intervenção de desassoreamento acentua-se ainda dada a prioridade de iniciar os trabalhos no interior do porto, o que há muito não acontece e que era um procedimento normal e recorrente.

A circulação de navios de considerável dimensão e calado em função da atividade dos Estaleiros Navais de Peniche reforça ainda mais a necessidade de resolução deste problema que se agrava diariamente, com inerentes riscos para pessoas e bens.

A DGRN reagiu à manifestação de preocupação, informando que, relativamente ao porto de Peniche, procedeu em 2018 à realização de um levantamento hidrográfico com vista a aferir as reais condições de assoreamento e que tomará as diligências possíveis para cabimentar no ano corrente a realização de dragagens de manutenção do porto desta cidade.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.