Jornadas Sénior 2018 – de(cor)Idade

Jornadas Sénior 2018 – de(cor)Idade
Jornadas Sénior 2018 [+] Fotos

As JORNADAS SÉNIOR, este ano sob o mote de(cor)Idade, são um dos eventos que dão corpo ao Plano de Ação para a Cidadania Sénior e decorrerão entre os dias 23 de outubro e 19 de novembro, no concelho de Peniche.

Numa organização da Câmara Municipal com a colaboração dos parceiros do Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade”, as Jornadas procuram contribuir para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Através de diversas ações e assente nos três princípios apresentados pela Organização Mundial da Saúde, que define o Envelhecimento Ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas, este evento procura abarcar diversos públicos-alvo, quer sejam os próprios idosos, como cuidadores familiares e profissionais ou qualquer outro publico que se reveja nesta temática.
As Jornadas compreendem um vasto Programa de ações sendo a primeira, designada de “RECORDAR PARA VIVER”, com início pelas 14:30 horas de 23 de outubro, na Escola Secundária de Peniche onde, pelas 15:00 horas, será aberta a Exposição “ARTE SÉNIOR”, que estará patente até ao final do mês.
“DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS: O QUE DEVO SABER…” é o tema da sessão que terá lugar no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche, no dia 24, pelas 21:00 horas e direcionada para técnicos, dirigentes, cuidadores e público em geral.
A “EDAM – Escola de Dança Ana Mangericão” receberá no dia 25 (quinta-feira) pelas 10:00 horas, parceiros do Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade”, na sessão “APRENDER AO LONGO DA VIDA”.
No dia 29 de outubro será inaugurado o Gabinete “CUIDAR MELHOR” – ALZHEIMER PORTUGAL, o que acontecerá pelas 18:00, em sessão que terá lugar no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche. A sessão está direcionada para os Parceiros do Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade”.
A União Desportiva e Cultural de S. Bernardino é o palco para a SESSÃO DE FADOS, que se realiza na quarta-feira (31 de outubro) pelas 14:30 horas, iniciativa destinada aos utentes das Instituições de Apoio e Serviços a Idosos e à comunidade em geral.
Uma “TARDE DE CINEMA” é a proposta para o dia 6 de novembro no Auditório do Edifício Cultural, dirigida às Instituições de Apoio e Serviços a Idosos.
Destinado a Técnicos da parceria do Grupo de Trabalho “Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade”, em 7 de novembro – pelas 10:00 horas - realizar-se-á o WORKSHOP DE BEM ESTAR E GESTÃO DO STRESS, no Clube Recreativo Penichense.
EU E O OUTRO”- SER SOLIDÁRIO é o tema do WORKSHOP que se realiza nas instalações do Centro de Convívio do Município, nos dias 8 e 9 de novembro - das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00 horas. São destinatárias as Instituições de Apoio e Serviços a Idosos.

MAGUSTO SÉNIOR – está marcado para terça-feira, dia 13 de novembro, e vai acontecer na União Desportiva e Cultural de S. Bernardino, pelas 14:30 horas, destinado a Instituições de Apoio e Serviços a Idosos.
O programa das JORNADAS SÉNIOR 2018 – de(cor)Idade encerra com o WORKSHOP: SER FELIZ NA IDADE DO OURO, que será realizado no Auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, pelas 14:30 horas de 19 de novembro. Esta iniciativa é aberta a Instituições de Apoio e Serviços a Idosos e à comunidade em geral.

Todas as atividades são gratuitas e sujeitas a inscrição, que pode ser feita através de:


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.