O Salva-vidas “PENICHE”

O Salva-vidas “PENICHE” esteve exposto de maio a novembro de 2017 na Praça Jacob Rodrigues Pereira. Marco significativo da história da vida marítima de Peniche e referência patrimonial do labor e audácia dos nossos "Homens do Mar” merece de todos, por si só e por quanto significa, todo o respeito e dignidade o que, em abono da verdade, nem sempre se concretizou.

Após uma intervenção de recuperação, que custou alguns milhares de euros, e durante o período em que esteve exposto, ocorreram sobre aquele bem público, alguns desmandos, como roubo e quebra de remos.

A Câmara Municipal de Peniche tem sido questionada se este ano vai de novo expor o Salva-vidas “PENICHE”. Por entender que fazê-lo sem que sejam melhoradas as condições que diminuam ao máximo possível a possibilidade de atos que vandalizem a embarcação, é de algum modo contribuir para que possam acontecer, a Câmara entendeu não o expor.

O Salva-vidas “PENICHE” atualmente, está em local reservado, protegido da chuva, do vento e da luz solar, no mesmo local onde está todo o acervo museológico que integrava o Museu Municipal de Peniche.