“PENICHE A NADAR”, NO SÁBADO, 29 DE AGOSTO, A PARTIR DAS 10.30H

O Mar de Peniche será palco de prova de águas abertas

Prova de Águas Abertas - Baia de Peniche

Cerca de 120 nadadores vão animar o Mar de Peniche na prova de águas abertas “Peniche a Nadar” que terá lugar na Baía de Peniche, na praia da Gamboa.

Decorrerão duas provas separadas de 1500m e 3000m e nelas poderão participar nadadores entre os 14 e os 79 anos de idade.

A qualidade da prova está garantida pela superior representação de três gerações da natação nacional: António Bessone Basto, Miguel Arrobas e Victoria Kaminskaya.

O primeiro é considerado o melhor atleta português dos anos 60 e o maior exemplo do ecletismo português.

Miguel Arrobas, ex- nadador olímpico, foi homenageado em Peniche com a atribuição da medalha de mérito municipal do desporto e conta com várias travessias nas nossas águas: Berlenga-Peniche; Farilhões-Peniche e Baleal-Berlenga.

Por fim, homenageada em 2013 no dia do município, a nadadora da nossa terra Victoria Kaminskaya, que começou a nadar em Peniche no Clube Naval de Peniche/Câmara Municipal de Peniche, é considerada uma das nadadoras mais completas a nível nacional. Para além de vários recordes nacionais, e títulos nacionais conta também com presenças em três Campeonatos da Europa e do Mundo. A prova é organizada pela Câmara Municipal de Peniche, pela Federação Portuguesa de Natação e pela Associação de Natação do distrito de Leiria, conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Peniche e constitui o ensaio para a edição do próximo ano, a decorrer a 29 e 30 de Julho, já integrada no calendário oficial 2015-2016.

FOTOS DA PROVA DE ÁGUAS ABERTAS “PENICHE A NADAR”