Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO)

O Grupo de Trabalho Permanente da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), constituído pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Instituto Politécnico de Leiria, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pela Câmara Municipal de Peniche (CMP), acaba de editar um conjunto de conteúdos de comunicação sobre o património natural do arquipélago das Berlengas, área integrado no território classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera.

Com o apoio financeiro do PROMAR através do Grupo de Ação Costeira do Oeste, o projeto “Conhecer para preservar, conhecer para desfrutar” assume-se como um contributo ativo para a melhoria da experiência da visitação à ilha da Berlenga, para o aumento de qualidade da oferta dos operadores marítimo-turísticos e para a sensibilização ambiental dos visitantes, por forma a adotarem comportamentos adequados à presença num território de enorme valor natural.

Este projeto criou conteúdos de divulgação da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), tendo por base informação existente sobre a biodiversidade marinha, complementada com a arte da ilustração científica. A sua divulgação será feita através de plataformas tradicionais (folhetos) e de abordagens inovadoras (Internet). A coordenação científica esteve a cargo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche) – Politécnico de Leiria e do MARE-IPLeiria, envolvendo investigadores das ciências e tecnologias do mar e do turismo.

FOLHETOS RESERVA DA BIOSFERA DAS BERLENGAS (UNESCO)

1 | BERLENGAS
Apresentação da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO), contendo informação básica sobre a área afeta e referências à geologia, características ecológicas, história e endemismos. São ainda referidos os factores-chave da Reserva da Biosfera das Berlengas (UNESCO).

2 | PEIXES
Descrição das espécies de peixe mais abundantes nas águas do arquipélago das Berlengas e de maior frequência de avistamento por parte dos mergulhadores subaquáticos. A descrição inclui as características genéricas, alguns aspetos relacionados com a biologia/ecologia das espécies acompanhada pela respetiva ilustração científica.

3 | AVES
Descrição das espécies de aves marinhas migradoras e residentes no arquipélago das Berlengas de maior probabilidade de avistamento por parte visitantes. A descrição inclui as características genéricas, alguns aspetos relacionados com a biologia/ecologia das espécies acompanhada pela respetiva ilustração científica.

4 | INVERTEBRADOS
Descrição das espécies de invertebrados marinhos mais abundantes nas águas do arquipélago das Berlengas e de maior frequência de avistamento por parte dos mergulhadores subaquáticos. A descrição inclui as características genéricas, alguns aspetos relacionados com a biologia/ecologia das espécies acompanhada pela respetiva ilustração científica.

5 | PEIXES