NOVEMBRO - MÊS DO MAR

No mês do Mar, vamos conhecer melhor… O projeto David Melgueiro e a expedição Marborealis

No mês do Mar, vamos conhecer melhor… O projeto David Melgueiro e a expedição Marborealis
O projeto David Melgueiro e a expedição Marborealis

Como forma de assinalar o Dia Nacional do Mar que se comemora a 16 de novembro, o Rotary Clube e a Câmara Municipal de Peniche promoverão no próximo dia 20 de novembro (5ª feira), pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, uma palestra acerca do Projeto David Melgueiro e da expedição Marborealis.

O Projeto David Melgueiro é da responsabilidade da associação com o mesmo nome, sediada na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, e consiste na construção de um veleiro projetado pelo arquiteto naval Tony Castro, em parceria com os Estaleiros Navais de Peniche. Este veleiro pretende ser um banco de ensaio preparado para efetuar estudos oceanográficos, ambientais e outros, nomeadamente a realização de uma expedição científica intitulada Marborealis, que prevê uma circum-navegação ártica através da passagem do nordeste (pelo norte da Sibéria até ao estreito de Bering) e do noroeste (pela costa do Alasca e norte do Canadá), acrescida de uma navegação até aos portos do Japão, da China e da Coreia do Sul.

A ideia é recriar a lendária viagem de David Melgueiro, navegador português do séc XVII, e aproveitar o ensejo para conhecer e avaliar o impacto ambiental provocado pelo aquecimento global nos ecossistemas regionais do Ártico e do Atlântico.

Esta sessão pretende fazer um ponto de situação do projeto –apresentado publicamente no passado mês de março -  e os palestrantes serão José Mesquita e Sara Aparício.

Capitão da Marinha Mercante e de Pesca, especialista em Gestão de pescarias, monitorização e controlo das pescas, José Mesquita foi funcionário da Comissão Europeia na Direção-Geral das Pescas de 1988 a 2012 e é o mentor e coordenador do projeto. É também membro do Rotary Clube de Peniche.

Sara Aparício é engenheira do ambiente, tendo obtido o mestrado pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. No Ártico, participou num projecto de investigação que pretendia a deteção e modelação de grandes massas de gelo no subsolo, com recurso a métodos geofísicos (não invasivos).É vice-presidente da APECS Portugal desde Novembro de 2012 e o mais jovem membro da Comissão Científica do Projeto David Melgueiro.


Uma apresentação pública a não perder! E, se até lá, quiser saber algo mais sobre a Associação David Melgueiro, o projecto e a Expedição Marborealis pode sempre consultar a página da associação em www.davidmelgueiro-org.pt


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.