Talentos Europeus são a base de um intercâmbio europeu que vai decorrer em Peniche

"Talentos Europeus" - Intercâmbio Internacional

De 16 a 24 de Março, 40 jovens de cinco países juntam-se em Peniche, para um intercâmbio internacional intitulado "Talentos Europeus".

Numa organização da Associação Juvenil de Peniche, com o financiamento do Programa Juventude em Ação, e promovido com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, ADEPE, Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e 102FM.

O intercâmbio multilateral "Talentos Europeus" vai contar com a participação de 5 países (Bélgica, Itália, Lituânia, Polónia e Portugal), cada um representado por 7 jovens e 1 monitor.

Esta iniciativa tem como principal objetivo desenvolver a criatividade dos participantes, usando por base a cidadania através das redes sociais e uma música baseada nesta temática de cada país.

Ao longo deste intercâmbio haverá várias atividades a decorrer, como visitas,  noites interculturais, dinâmicas de grupo, etc… As atividades em que o intercâmbio irá incidir serão  quatro workshops através da educação não formal:
  1. Media - diariamente um grupo de jovens irá registar, em vídeo e fotografia, todo o trabalho desenvolvido pelos participantes do intercâmbio nos vários workshop’s. Diariamente sairá uma newsletter para divulgação das atividades do dia anterior, que será enviada para os vários parceiros.
  2. Teatro/performance– Este grupo irá trabalhar através do teatro/performance a temática.
  3. Musica – um terceiro grupo de trabalho irá usar a música, como forma de expressão e de interculturalidade.
  4. Pintura –Este workshop decorrerá em duas vertentes,: desenhar/criar a temática num mural, que ficará na Casa Municipal da Juventude e,  desenhar e pintar cada lenda numa tela, de forma a serem posteriormente expostas.

Haverá uma apresentação final de todo o trabalho desenvolvido ao longo da semana, no dia 22 de Março, pelas 21h30 na Casa Municipal da Juventude.

Nos seguintes dias teremos as seguintes atividades, abertas à população interessada em participar:

17 de Março – Noite Intercultural Portuguesa, pelas 21h30
18 de Março – Noite Intercultural Belga, pelas 21h30.
19 de Março – Noite Intercultural Italiana, pelas 21h30.
20 de Março – Noite Intercultural Lituana, pelas 21h30.
21 de Março – Noite Intercultural Polaca, pelas 21h30.
22 de Março – Apresentação final do trabalho desenvolvido, pelas 21h30.

Todas estas atividades decorrerão na Casa Municipal da Juventude de Peniche, sita na Rua Dr. João Matos Bilhau nº28, no mesmo edifício do Espaço Internet. Venha conhecer um pouco mais da Europa…

O intercâmbio "Talentos Europeus" está integrado na VIII semana da juventude do concelho de Peniche, que conta com o seu início a 14 de Março, em Ferrel.

Para mais informações contactar AJP pelo 262785262 ou via e-mail ajpeniche@gmail.com.