"A SEREIA TRISTE E O BILRO SALTITÃO" - Um texto da autoria de Joaquim Meireles, com ilustração de Nuno Fragata

Publicação "A Sereia Triste e o Bilro Saltitão"

A Câmara Municipal de Peniche tem feito um grande investimento para preservar o saber e tradição da Renda de Bilros de Peniche, – arte que remonta ao final do século XVI, início do seculo XVII –, especialmente junto das comunidades mais jovens.

Logo de início, "A Sereia Triste e o Bilro Saltitão" leva-nos «…uma praia muito grande, com areia muito fina, um Sol Muito Amarelo e umas ondas do mar com uns tubos muito super…».

Publicação "A Sereia Triste e o Bilro Saltitão" (pdf)

A aposta nas crianças e jovens é uma aposta no futuro e na preservação da cultura local, na continuidade e renovação da geração de Rendilheiras.

Esta publicação, disponibilizada a todos(as), é um desafio à imaginação e curiosidade dos(as) leitores(as) e insere-se no âmbito do projeto "As Rendas de Bilros vão à Escola", a decorrer durante o mês de março.

O livro será entregue às 1200 crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Peniche.