Reabertura da Ponte Velha – Ponte para o Futuro

Reabertura da Ponte Velha - 22 Nov. 2011 [+] Fotos

A circulação na Ponte Rodoviária, vulgarmente conhecida por Ponte Velha, na cidade de Peniche, foi retomada hoje, dia 22 de Novembro, às 16h30. Trata-se de uma importante obra integrada na Empreitada de Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase (Área Molhada).

Concluída a reabilitação da Ponte Velha, a Câmara Municipal de Peniche e a empresa construtora decidiram abrir a via à utilização dos utentes, enquanto decorrerão, por mais alguns meses, as restantes intervenções integradas na mesma empreitada.

A nova ponte tem um tabuleiro mais largo e parcialmente suspenso, o que permite simultaneamente aumentar a segurança dos peões e criar condições e área navegável para pequenas embarcações.

Esteticamente integrada na envolvente, a nova ponte apresenta-se com traços mais nobres e contemporâneos, destacando-se o seu piso em calçada, o revestimento em pedra clara e as guardas mistas de onde se destacam elementos em inox.

A intervenção nesta ponte permitiu aumentar a fiabilidade das infra-estruturas que por ali passavam, nomeadamente água, saneamento, energia eléctrica e telecomunicações, ficando também, a partir de agora, em condições de vir a receber a passagem do gás natural. Registe-se o excelente trabalho de articulação entre a Câmara Municipal, o empreiteiro (ETERMAR) e todas as entidades responsáveis pelas infra-estruturas referidas.

Recorde-se que, no Carnaval do ano passado, foi aberta à circulação pedonal a ponte junto à Capitania e Paços do Município, que foi igualmente objecto de intervenção.

A Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase (Área Molhada) tem um investimento total superior a 3 milhões de euros e encontra-se integrada num conjunto de diversos projectos de reabilitação urbana da cidade de Peniche, co-financiados em 80% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional da Região Centro (Mais Centro).