Aprovada a Musealização dos fornos do Morraçal da Ajuda

Planta da área de intervenção

Centro piscatório de reconhecida importância nacional, Peniche vê a cada dia confirmado o seu estatuto de centro produtor de conservas de peixe. Atesta-o a história e confirma-o a Arqueologia.

Os trabalhos de terraplanagem, iniciados em 1998, para a construção de campos de ténis levaram à identificação das primeiras estruturas do que veio a constatar-se ser um importante centro oleiro de produção anfórica da época romana. A partir de então, levaram-se a cabo trabalhos de escavação, investigação e estudo arqueológico no local.

Peniche terá sido, entre os séculos I e IV da nossa era, um centro produtor de ânforas – contentores utilizados para o transporte de produtos na época romana – estando esta produção associada ao importante porto marítimo de Peniche, central nas rotas comerciais que ligavam o Mediterrâneo ao Norte Atlântico.

No início da última década do século XX foi localizado e identificado o denominado “Forno 1”. As campanhas de escavação arqueológica subsequentes permitiram revelar mais três fornos, sendo os fornos 1 e 3 os mais importantes e os que se encontram em melhor estado de conservação. Este antigo complexo oleiro da época romana acabou por ser considerado pela comunidade científica como a mais importante descoberta da antiguidade clássica ocorrida na antiga província romana da Lusitânia no âmbito da produção cerâmica estudada até ao momento.

O projeto de investigação arqueológica, promovido pela Câmara Municipal de Peniche, tem permitido conhecer e compreender melhor este sítio, que foi agora objeto de candidatura visando a sua musealização.

A candidatura apresentada ao Regime de Apoio Execução das Estratégias de Desenvolvimento Local — com a designação Musealização do Sitio Arqueológico do Morraçal da Ajuda — conta um investimento elegível de 160 300,00 EUR, montante a que corresponde uma despesa pública de 160 300,00 EUR, com uma comparticipação do FEAMP de 136 255,00 EUR e uma comparticipação nacional de 24 045,00 EUR.