Peniche possui mais uma embarcação de pesca longínqua

O presidente da Câmara Municipal de Peniche, Jorge Gonçalves, assistiu na Figueira da Foz ao bota-abaixo do navio de pesca “Avô Músico”, construído pelos estaleiros navais “Navalfoz, SA” para uma empresa sedeada no Oeste. Propriedade dos armadores Henrique Gomes e Luís Gomes, responsáveis da Empresa Pescarias Ilha Graciosa, Lda com sede em Ribamar, Lourinhã, o “Avô Músico” vai operar a partir do porto de pesca de Peniche. A sua área de intervenção far-se-á ao largo de África do Sul, no Atlântico Sul e Índico, operando sob bandeira portuguesa.

Estando dotado das mais modernas tecnologias, este barco custou 2.990.784 Euros, tendo contado com um subsídio do Estado Português no valor de 149.539,20 Euros, um subsídio a fundo perdido da Comunidade Europeia no valor de 1.046.744,40 Euros e um subsídio reembolsável da Comunidade Europeia que atingiu os 299.078,40 Euros. Embarcação da classe dos palengreiros, possui um cumprimento de 41 metros e uma tripulação de 19 homens.

Falando em representação do Governo, o Director-Geral das Pescas, Eurico Monteiro, revelou que no actual III QCA - Quadro Comunitário de Apoio, desde Janeiro de 2000, foram aprovados 165 processos para a concessão de apoios oficiais para a construção de novas embarcações de pesca. Até final do ano serão decididas pelo Governo as últimas 69 candidaturas de armadores para a construção de novos navios pesqueiros. A partir do próximo ano não irão existir apoios oficiais para a construção de novas embarcações para o sector pesqueiro e, na proposta da Comissão Europeia para o IV QCA, não estão previstos nenhuns apoios para apoiar a construção de novos barcos de pesca. “Foi tomada uma decisão acertada por esta empresa, pois soube aproveitar os apoios enquanto eles existem”, disse Eurico Monteiro.

Na breve cerimónia que se seguiu ao lançamento do “Avô Músico”, o presidente da Câmara Municipal de Peniche elogiou a empresa oestina por ter tido a coragem de efectuar este investimento num sector que passa por dias muito difíceis. “É preciso uma grande força de vontade para apostar neste sector e fazer um investimento desta natureza”, frisou Jorge Gonçalves. O edil penichense sublinhou que esta nova embarcação de pesca “enriquece o país, dá um bom contributo para o desenvolvimento do país e é uma mais valia para o emprego que vai criar na nossa região”.