PENICHE PADDLE SERIES 2017 - Um oceano de vida náutica durante onze dias

PENICHE PADDLE SERIES 2017 - Um oceano de vida náutica durante onze dias
PENICHE PADDLE SERIES 2017 - Um oceano de vida náutica durante onze dias

A quinta edição do Peniche Paddle Series arranca este fim-de-semana, na Praia dos Supertubos, decorrendo ao longo de onze dias, até 13 de Junho e tendo como quartel-general o recinto denominado “Aldeia da Água de Portugal”, em coordenação com o Centro de Alto Rendimento de Peniche.

Integrado na plataforma Peniche Náutico, o Peniche Paddle Series celebra assim algumas das actividades náuticas onde tem uma forte tradição, na semana em que se comemora o cada vez mais premente Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) e o não menos importante Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho). Uma ocasião que não podia deixar alheio o Grupo Águas de Portugal, que fez questão de patrocinar esta quinta edição.

"Para o Grupo Águas de Portugal é uma grande satisfação associar-se a um evento que concilia a prática do desporto aquático, a promoção do património natural português e o desenvolvimento regional. Uma realização desta importância em Portugal é também uma confirmação de que o trabalho desenvolvido pelas empresas do Grupo Águas de Portugal tem externalidades positivas e impactos alargados, nomeadamente na qualidade das águas balneares,” afirma João Nuno Mendes, presidente do Grupo Águas de Portugal.

“Diariamente, as empresas do Grupo tratam milhões de m3 de águas residuais das atividades domésticas, industriais e outras, que são devolvidas aos rios e ao mar em condições ambientalmente seguras, contribuindo para a qualidade de excelência das águas balneares portuguesas e em particular das que são palco deste grande evento. O Grupo Águas de Portugal saúda a iniciativa, partilha do entusiasmo de tantos e tão diversificados parceiros que apoiam a prática desportiva como fonte de bem-estar e qualidade de vida e deseja a todos os atletas uma saudável competição e momentos de grande diversão nestas águas de Portugal," conclui o responsável.

O evento deste ano reúne quatro federações desportivas pela primeira vez na história dos desportos de Mar – as federações de Canoagem, Remo, Surf e Vela.

No fim-de-semana de 3 e 4 de Junho as competições têm início com o Open Internacional de Kayaksurf e Waveski, prova homologada pela Federação Portuguesa de Canoagem.

Segue-se o EuroSUP, de 6 a 11 de Junho, o Campeonato Europeu de Stand Up zPaddle (SUP). Trata-se de um campeonato de seleções, com a presença dos principais países e alguns dos melhores atletas do mundo da modalidade, onde serão atribuídos os títulos de Campeão da Europa a nível colectivo e individual.

Estarão em competição as selecções de dez países e mais de uma centena de atletas pertencentes às respetivas comitivas, reforçando a internacionalização do Peniche Paddle Series.

“É uma honra para Peniche – Capital da Onda, receber estas competições internacionais, integradas em mais uma edição do Peniche Paddle Series,” afirma António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche. “A consistência e diversidade das nossas ondas e a qualidade das nossas águas vão, com certeza, contribuir para a promoção de Portugal. Esta iniciativa é também uma excelente oportunidade para divulgar o concelho, que conta com sete bandeiras azuis e onze bandeiras douradas em 2017, promovendo algumas das modalidades náuticas que maior potencial de crescimento apresentam em Portugal,” comenta ainda o autarca.

No dia 11 de Junho realiza-se também o Berlenga Ocean Challenge, travessia entre a ilha da Berlenga e Peniche (território da reserva da biosfera da UNESCO), em SUP, Kayaksurf, Canoagem de Mar e Remo de mar, a contar para os campeonatos nacionais das respectivas modalidades e federações. As inscrições são abertas e realizam-se aqui: www.ppsc.pt/p/inscricoes-berlenga-ocean-challenge.html.

Por fim, entre os dias 10 e 13 de Junho, realiza-se a quarta etapa do Campeonato Nacional de Fórmula Windsurfing, prova homologada pela Federação Portuguesa de Vela e coorganizada com a Associação Fórmula Windsurfing Portugal.

"Em 2012, ano em que arrancámos com o Peniche Paddle Series, era por vezes difícil explicar às pessoas o conceito por trás deste evento. Hoje, passados cinco anos, atingimos a maturidade sonhada então, com a internacionalização do Peniche Paddle Series e a sua inclusão no calendário anual das tradições do concelho. É para nós um enorme privilégio receber em Peniche alguns dos melhores atletas europeus e mundiais. Temos condições fantásticas para a prática de desportos aquáticos e somos pioneiros na organização de grandes eventos de Mar. Tudo faremos para tornar inesquecível a participação nestes eventos para os atletas, comitivas e espectadores. Sejam bem-vindos a Peniche e a Portugal," afirma Paulo Morais Ferreira, presidente do Peniche Surfing Clube.

Em paralelo aos eventos competitivos internacionais, durante todos os dias de competição existirão inúmeras actividades desenvolvidas pelos parceiros do Instituto Politécnico de Leiria e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior – IPL: ginásios e diversas ativações de marca, workshops, experiência das várias modalidades, aldeia de sponsors e programa de atividades desportivas e culturais, onde são esperados mais de 2000 crianças, jovens e seniores, provenientes das escolas e associações do concelho e de concelhos limítrofes.

O Peniche Paddle Series é uma coorganização do Peniche Surfing Clube e da Câmara Municipal de Peniche, com eventos homologados pela Federação Europeia de Surf, Federação Portuguesa de Surf, Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Portuguesa de Remo e Federação Portuguesa de Vela, com o patrocínio principal das Águas de Portugal, Águas do Tejo Atlântico, EPAL e SMAS Peniche, o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Pingo Doce, Mútua dos Pescadores, Lubrigaz | Lubrisport, Herbalife e MEO, os apoios institucionais do IPDJ, Fundação do Desporto, Bombeiros Voluntários de Peniche e Centro de Alto Rendimento de Peniche, tendo como parceiros institucionais a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior – IPS e como media partners o MEO Beachcam, Total SUP e Up Suping.

O Peniche Paddle Series 2017 pode ser acompanhado aqui:

Site PPSC: www.ppsc.pt

Câmara Municipal de Peniche: www.cm-peniche.pt
www.facebook.com/camaramunicipalpeniche

Twiter: @pxsurfclube

Facebook: www.facebook.com/peniche.surfclube

Youtube: www.youtube.com/user/Penichesurfclube

Vimeo: vimeo.com/penichesurfingclube

Instagram: penichesurfingclube

Para mais informações, contactar:

presidente@cm-peniche.pt
936 027 598


Sub-Navegação

CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

presidente@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.