"Memórias Fotográficas de Atouguia da Baleia" Património do Mês de setembro

CIAB - Património mês setembro 2013

O Município de Peniche apresenta como Património do Mês de setembro, o arquivo fotográfico do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia. Expostas no Centro, estão as digitalizações de vários arquivos pessoais que enriquecem e relembram as gentes, memórias da Vila e dos lugares da Freguesia. Convida-se assim, antigos e novos a partilhar as suas experiências e a reviver as suas memórias ou dos seus antepassados através destes registos numa visita ao Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.

Memórias reunidas no arquivo fotográfico do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, este espólio abrange maioritariamente as décadas de 1920 a 1980, correspondendo quase à totalidade do séc. XX. Porém, atendendo à sua diversidade dos temas e temáticas representadas, praticamente constitui um retrato da região durante o século passado podendo se observar as transformações sofridas no território nas últimas décadas.

Estamos a falar de cerca de 300 fotografias, identificadas, catalogadas e digitalizadas desde 2012, correspondentes a muitas fotografias de exterior sendo ainda hoje fácil reconhecer quais os locais em que foram recolhidas as imagens. Por conseguinte, a importância deste espólio é indiscutível e tende a aumentar à medida que o tempo vai passando.

Naturalmente, este arquivo fotográfico apresenta apenas temas da Freguesia de Atouguia da Baleia, essencialmente registo de paisagens, costumes e vivências, algumas já totalmente perdidas, levando a que, alguns destes registos se convertam em verdadeiras preciosidades.

Património do mês de setembro: "Memórias Fotográficas de Atouguia da Baleia" (pdf)

CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Rede Museológica do Concelho de Peniche
Largo de S. José, 2525-083 Atouguia da Baleia | Lat. 39 20 25.68, Long. -9 19 37.81