Peniche celebra o Dia da Proteção Civil

Peniche celebra Dia da Proteção Civil [+] Fotos

O Dia da Proteção Civil é uma efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), que se celebra no dia 1 de março.

O Dia da Proteção Civil é uma efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC), que se celebra no dia 1 de março - Álbum de Fotos

Como desígnio nacional, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, lançou o repto a todos os Serviços Municipais de Proteção Civil no sentido de desenvolverem atividades sob o tema "A Proteção Civil e a Educação para o Risco".

O Município de Peniche, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, associou-se à comemoração através da participação num conjunto de atividades, nomeadamente:

• Simulacro de incêndio, na escola EB 2, 3 D. Luís de Ataíde, com a presença dos Bombeiros Voluntários de Peniche, que decorreu durante a manhã do dia 24 de fevereiro de 2015;
  • Ação de sensibilização/esclarecimento sobre o Sistema Integrado de Emergência Médica, no âmbito do "fórum cuidadores", que decorreu no auditório da Câmara Municipal de Peniche, no dia 24 de fevereiro de 2015;
  • Ação de sensibilização/esclarecimento sobre cultura de segurança, na Escola Secundária de Peniche, no dia 6 de março de 2015;
  • Ação de sensibilização/esclarecimento sobre suporte básico de vida, na Escola Secundária de Peniche, no dia 9 de março de 2015;
  • Ação de sensibilização/esclarecimento sobre Sistema Integrado de Emergência Medica e Sistema Integrado de Operações de Socorro, que decorrerá na Escola Secundária de Peniche, no dia 16 de março de 2015.

Através deste conjunto de iniciativas, a Proteção Civil Municipal visa dotar de conhecimentos/informação um total de 500 alunos de duas instituições de ensino, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Peniche "se for aproveitada, a cultura de segurança pode ter na camada estudantil um importante veículo de transmissão de conhecimentos, permitindo assim que a Proteção Civil abranja domínios transversais, envolvendo toda a população, desde a creche até ao Estado".