Convenção “Sou de Peniche”

8 de Junho – Edifício Cultural da C. M. de Peniche

1. Apresentação

Integrada no 8º Festival Sabores do Mar, a Convenção “Sou de Peniche” constituirá um ponto de encontro de todos os que se sentem parte da comunidade penichense e querem participar no debate do seu futuro. Está aberto a todos os que aqui nasceram ou aqui trabalham e a todos os que partilhando memórias e afectos com o território de Peniche e as suas gentes se consideram também associados ao seu destino.

“Sou de Peniche” implica um sentido de pertença que se traduz num sentido de responsabilidade. Ele é comum tanto aos que aqui nasceram e permanecem, aos que daqui partiram deixando raízes, como aos que aqui aportaram em momentos diversos das suas vidas, encontrando referências que querem continuar a cultivar. O que este patriotismo penicheiro exprime é sobretudo um reconhecimento dos valores fortes de Peniche e do seu concelho e um compromisso assumido com o seu desenvolvimento.

Organizado pela Câmara Municipal, esta iniciativa poderá vir a ter uma periodicidade regular. As recomendações que vierem a ser adoptadas na Convenção “Sou de Peniche” serão tidas como contributos para a elaboração da Magna Carta – Peniche 2025 (mais informação em www.cm-peniche.pt

2. Organização

A convenção funcionará através de quatro mesas temáticas de discussão. Cada mesa temática será presidida por um moderador convidado pela organização. Cabe ao moderador presidir aos trabalhos e moderar a discussão em cada mesa, transmitir aos participantes as regras de funcionamento da mesa, introduzir os temas em debate e no final dos trabalhos apresentar publicamente as respectivas conclusões sob a forma de recomendações.

Os resultados serão mais tarde disponibilizados no site da Câmara Municipal de Peniche.

O tema Novas Oportunidades colocará em discussão aquelas que são as mais recentes tendências da economia e do emprego a nível local e regional, as apostas inovadoras, e as respostas empresariais para as novas procuras e para os mercados emergentes.

A mesa temática subordinada às Actividades Tradicionais discutirá o presente e futuro da pesca, da agricultura e das actividades conexas que constituem as suas respectivas fileiras, numa perspectiva de alcançar respostas adequadas aos novos desafios que se colocam a estes sectores.

No que concerne ao Urbanismo, Ambiente e Qualidade de Vida será feita uma reflexão sobre os problemas e as potencialidades do concelho tendo em vista o debate de modelos de desenvolvimento baseados nos recursos e identidade locais e na sustentabilidade ambiental.

O tema, Ensino Cultura e Desporto discutirá estas três áreas com o intuito de propor respostas e apontar novos caminhos na área da educação, indicar soluções para a valorização e divulgação do património local e sugerir ideias alternativas para a promoção de eventos e da prática desportiva.

3. Programa*

10:00 - Início dos trabalhos

- Sessão de Abertura

- Magna Carta – Peniche 2025 – Equipa de Coordenação