CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE INICIA TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO DA CASA MORTUÁRIA ADJACENTE AO CEMITÉRIO DE PENICHE

CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE INICIA TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO DA CASA MORTUÁRIA ADJACENTE AO CEMITÉRIO DE  PENICHE
Construção da Casa Mortuária adjacente ao Cemitério de Peniche [+] Fotos

Na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, a Câmara Municipal de Peniche irá dar início aos trabalhos de construção da Casa Mortuária adjacente ao cemitério municipal. O equipamento, há muito desejado pela população, localizar-se-á na freguesia de Nossa Sr.ª da Conceição, no Concelho de Peniche, adjacente ao cemitério existente.

A solução arquitetónica encontrada adopta uma linguagem estética e técnica referente à arquitectura contemporânea, procurando o máximo aproveitamento das qualidades climáticas e geográficas do local.

O edifício não possuirá qualquer tipo de simbologia religiosa, para que possa ser utilizado por membros com diferentes crenças religiosas e adaptado consoante as suas práticas e necessidades.

A casa mortuária é composta por cinco câmaras ardentes, uma capela, uma instalação sanitária comum, um vestiário e uma pequena sala de arrumos, desenvolvendo-se numa área bruta total de construção de 390,79 m².

A sua organização interna acentua de forma evidente a sua função, estando muito voltada para si mesma quase sem aberturas para o exterior ao nível dos olhos. A volumetria simples do edifício concentra-se num único volume branco, multifacetado, de geometria irregular e arestas vivas, assemelhando-se a um Origami.

Os processos construtivos adotados são modernos e eficientes, assim como as soluções técnicas, de fácil execução, visando a otimização dos custos de obra e a sustentabilidade energética e ambiental. A Casa Mortuária será, ainda, dotada de todas as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

A empreitada foi orçamentada em cerca de 350 000 euros, a acrescer de IVA, mas o executivo resolveu executar a obra por administração direta, apostando, assim, na redução significativa deste valor. Está previsto o prazo de cinco meses para a sua execução.