Peniche adere ao Programa “Escola Azul”

Peniche adere ao Programa “Escola Azul”
Peniche adere ao Programa “Escola Azul”

Prevista nas Grandes Opções do Plano para 2019, acaba de concretizar-se a adesão do Município de Peniche ao Programa “Escola Azul”, que decorre da deliberação do órgão executivo municipal, em reunião realizada em 28 de janeiro de 2019.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar, sendo o grande objetivo do Município de Peniche consciencializar as crianças e jovens para a importância dos oceanos e da sua preservação, indo ao encontro da estratégia nacional para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Escola Azul distingue as escolas que trabalham o oceano, comprometendo-as a participarem na formação de jovens com maior literacia do oceano. Este programa é coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar e conta com o apoio científico e de cooperação da Ciência Viva

No âmbito do programa Escola Azul, as escolas são incentivadas a trabalhar o oceano de forma estruturada, interdisciplinar e vertical. Além disso, procura-se que o trabalho desenvolvido em torno do oceano vá além da sala de aula, tendo reflexo a nível social, decorrente do envolvimento das comunidades locais e da participação de diferentes intervenientes do setor do mar.

O programa é dirigido a instituições de ensino, públicas e privadas, que pretendam desenvolver ou tenham em curso projetos ligados ao oceano. Conta com a parceria de uma grande variedade de entidades associadas ao mar, salientando as diferentes dimensões em que o oceano pode ser trabalhado.

Da adesão ao programa Escola Azul decorrem inúmeros benefícios para todos os envolvidos. No caso dos municípios, possibilita o intercâmbio com outros concelhos, a projeção das várias escolas e entidades do concelho, a formação de futuras gerações, o reforço da ligação do setor do mar às escolas, contribuindo para a criação de gerações mais conscientes da importância do mar. São ainda de assinalar as possibilidades de dar a conhecer as perspetivas que existem no mar em termos de carreiras profissionais e a promoção de uma maior responsabilidade pessoal em relação ao mar. Os alunos têm a oportunidade de aprender os princípios e conceitos fundamentais da literacia do oceano e adquirir a capacidade de tomar decisões conscientes e comunicar sobre o oceano de forma coerente e informada. As escolas beneficiam, entre outros aspetos, de apoio na conceção e desenvolvimento do projeto educativo sobre o oceano, bem como de acessos privilegiados a ações de formação na área do oceano para professores e alunos.

Para mais informações sobre o programa Escola Azul, consulte: www.escolaazul.pt


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.