A co-gestão – uma solução para a pesca sustentável no eixo Peniche-Nazaré

Primeira reunião do projecto da WWF 'Co-Pesca'

Primeira reunião do projecto da WWF 'Co-Pesca'

A Pesca – especialmente a artesanal - é uma atividade importante em Portugal. No entanto, é também um dos componentes mais importantes da pegada ecológica nacional (segundo o Relatório da WWF Planeta Vivo 2014). Por isso, a WWF considera essencial que a pesca em Portugal seja mais sustentável.

Uma das formas de assegurar a sustentabilidade económica, social e ambiental da pesca é através da co-gestão, o que implica "um conjunto de acordos com diferentes graus de partilha de poder, permitindo a tomada de decisão conjunta do governo e dos utilizadores sobre um conjunto de recursos ou uma área".
 
A WWF tem apoiado fortemente a co-gestão das pescas em todo o mundo, e tem ganho grande experiência na organização e mediação destes processos.
 
A WWF está a desenvolver o projecto 'Co-Pesca' no eixo Peniche-Nazaré para tentar identificar as pescarias mais adequadas para se iniciar um processo de co-gestão das pescas. Este projecto iniciou-se em Agosto de 2014 e tem a duração de 1 ano.
 
A WWF convida-o a estar presente no dia 11 de Fevereiro de 2015 (4.ª feira), pelas 17h30 horas, nas instalações da ESTM, um dos parceiros do projecto, em Peniche, na primeira reunião do projecto que juntará todos os interessados para um debate transparente e participativo sobre este tema.
 
Confirme presença até dia 09 de fevereiro para o email: rsa@wwfmedpo.org
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.