Circuito Mundial de Bodyboard Peniche Sumol Pro - 10 a 13 de Setembro 09

Circuito Mundial de Bodyboard Peniche Sumol Pro - 10 a 13 de Setembro 09

Lisboa, 3 de Setembro de 2009 - Depois de um Sintra Portugal Pro 09 emocionante, aproxima-se a data da etapa de Peniche, encurtada por um dia e a acontecer entre os dias 10 e 13 de Setembro. A 14ª edição consecutiva da prova da Praia Grande preencheu seis dias de espectáculo, esperando-se idêntico sucesso para a "Capital da Onda". Veja AQUI o vídeo e as fotos da prova.

 
 
 
 
Quanto a participações, a organização prevê que se atinja um total aproximado dos 100 atletas, entre eles os melhores do mundo que ainda há poucos dias competiram em Sintra, muitos a quererem fechar em Peniche a ronda europeia do Circuito Mundial de Bodyboard. Entretanto, a Federação Portuguesa de Surf já divulgou alguns dos wildcards para esta prova; António Lopes e Daniel Fonseca, actuais líderes do ranking de BB Esperanças, respectivamente nas categorias Sub 18 e Sub 16, foram dois dos atletas convidados, a que se junta Madalena Pereira, em primeiro lugar na tabela geral das Sub-18 Femininas. Cabe agora ao Península de Peniche Surf Club nomear os outros dois wild cards e assim completar-se o grupo de convidados especiais para o Peniche Sumol Pro 09.

Confirmados estão já alguns nomes de peso, a começar por Catarina Sousa, a primeira bodyboarder portuguesa a vencer uma edição do Sintra Portugal Pro, que se junta a outros tantos igualmente sonantes. Em Peniche são dados como certos Guilherme Tâmega, Pierre Louis Costes, Manuel Centeno, Hugo Pinheiro, Ben Player, Mike Stewart, Hugo Pinheiro, Dave Hubbard, Ryan Hardy, e uns quantos mais que também deram espectáculo na passada semana na Praia Grande - excepto Uri Valadão, impedido de competir por força da lesão que se agravou em Sintra (de Jeff Hubbard, vencedor da 14ª edição do Sintra Portugal Pro, também ainda não há certeza se estará presente). Em discussão estão os primeiros lugares no ranking mundial de 2009 BB, numa temporada com margens curtas entre as posições cimeiras, que deixam tudo em aberto até ao último momento do campeonato.

A 1ª EDIÇÃO DO PENICHE SUMOL PRO 09 É ORGANIZADA PELA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE SURF E PELA CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE, EM COLABORAÇÃO COM A IBA - INTERNATIONAL BODYBOARDING ASSOCIATION E COM A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BODYBOARD, CONTANDO COM OS APOIOS OFICIAIS DA SUMOL, DA MEO/TMN, DA CAETANO ZOOM, DO IDP, DA DEEPLY, DO BAR DA PRAIA, DA TEMAHOME E DA SOULSPOT
 
OS MEDIA PARTNERS SÃO A MEGA FM, A ZONA RADICAL E A RIDEIT
 
OUTROS APOIOS: NIGEL, PINGO DOCE, RESTAURANTE "A SARDINHA", RESTAURANTE "KATEKERO I", RESTAURANTE "MIRA-MAR" E PRAINHA.


Entrevista ao Presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia

1 - O Peniche Pro 09 é mais uma prova do forte empenho da autarquia relativamente aos desportos de ondas. Quais as perspectivas para este acontecimento desportivo à escala mundial?

Pretendemos acima de tudo dignificar ao máximo esta competição, justificar com as nossas excelentes condições naturais a escolha de Peniche para a realização desta etapa do Campeonato do Mundo de Bodyboard e assim contribuir para o êxito desta competição. A realização desta prova em Peniche irá proporcionar aos amantes da modalidade uma excelente oportunidade para assistir ao vivo ao espectáculo que será proporcionado pelos melhores praticantes do mundo. A realização desta prova em Peniche é igualmente uma justa homenagem aos atletas locais, os quais se têm vindo a destacar a nível nacional e internacional, e em especial o Silvano Lourenço que foi Campeão Europeu em 2007. É nossa expectativa que a qualidade deste evento possa legitimar no futuro a permanência nas ondas de Peniche de uma das etapas do Campeonato do Mundo de Bodyboard.

2 - Porque tem a autarquia apostado de forma tão efectiva nesta vertente?

A implementação a nível municipal de uma política de valorização dos nossos recursos e dos elementos distintivos do nosso concelho relativamente à região onde se insere, conduziu inevitavelmente a uma aposta efectiva na fileira da onda. Para além deste aspecto fundamental, a região de Peniche possui um grande número de praticantes de desportos de deslize das ondas, sendo igualmente reconhecida pelos amantes destas modalidades como sendo um dos melhores locais para a sua prática. Como tal, o caminho a trilhar só podia ser este. De referir que a onda tem sido dinamizada a dois níveis: desporto, em que se insere obviamente o bodyboard, e as energias renováveis, na qual temos vindo a apoiar e promover projectos internacionais cujo objectivo é o aproveitamento energético das ondas. “Peniche – Capital da Onda” é hoje uma “marca” reconhecida a nível nacional e os frutos da nossa aposta começam a ser visíveis.

3 - Que benefícios poderão trazer à autarquia estas - e outras - provas internacionais neste âmbito?

Alguns dos benefícios que um evento desta envergadura proporciona diz respeito à visibilidade nacional e internacional do território. Este aspecto contribuirá para que Peniche seja cada vez mais reconhecido como sendo um concelho na rota do desenvolvimento sustentável, em virtude da aposta em modalidades desportivas que se pautam pelo máximo respeito ambiental, um território moderno, inovador e assim contribuir para o aumento da sua atractividade. Em termos sócio-económicos, começa a ser bastante significativo o conjunto de projectos existentes no concelho de Peniche em torno da onda como é o caso dos Surf Camp, indústria de surfwear (fatos) e fabrico de pranchas. Para além da hotelaria e restauração, as actividades económicas anteriormente referidas serão directamente beneficiadas pela realização deste tipo de eventos. Um outro aspecto não menos importante diz respeito à consolidação da marca Peniche – Capital da Onda, uma das faces visíveis do marketing territorial associado a Peniche e que tem sido dinamizado pelo Município.

4 - Os desportos de ondas vão poder continuar a contar com o apoio da CMP? Em que aspectos?

Os desportos das ondas têm tido em Peniche um forte aliado no que diz respeito à sua afirmação e consolidação. Ao longo dos tempos mais recentes, temos vindo a apoiar a realização de diversos eventos desportivos organizados pelo clube local, Península de Peniche Surf Club, e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar como é o caso do Circuito Universitário de Surf. Os apoios à realização deste tipo de eventos são para se manter, tal como à organização da Taça de Portugal em Surf que se realizou em 2009 pelo terceiro ano consecutivo na Praia do Baleal (Peniche). O dinamismo que temos demonstrado nos últimos tempos é por todos reconhecido, tendo o Governo realizado no passado mês de Fevereiro, em Peniche, o lançamento do primeiro Centro de Alto Rendimento dedicado aos desportos de ondas – CAR Surf-Peniche. No que diz respeito à sua construção, procedemos à abertura das propostas na passada semana estando neste momento o processo em fase de avaliação final. A nossa previsão é que em Junho de 2010 o CAR Surf abra as suas portas ao público, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade e o surgimento de novos talentos. Depois de meses de expectativa relativamente ao local de realização da 9ª etapa do circuito ASP World Tour, principal competição mundial de Surf profissional, foi com enorme alegria que recebemos a notícia de que as ondas dos Supertubos tinham sido as eleitas pela Associação de Surfistas Profissionais. O Rip Curl Pro Search – Somewhere, decorrerá em Peniche entre os próximos dias 19 e 30 de Outubro e trará até Portugal as maiores estrelas do surf mundial (masculino e feminino). Depois de St. Leu (Ilhas Reunião), La Jolla (México), El Gringo (Chile) e Bali (Indonésia), será a vez de Peniche (Portugal) receber este mega evento de surf. Da nossa parte, assumimos o compromisso de tudo fazer para acolher da melhor forma todos aqueles que, vindos dos 4 cantos do mundo, venham até nós desfrutar do magnífico espectáculo que está sendo preparado, assim como corresponder as melhores expectativas dos surfistas e das marcas associadas.


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.