Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Fundação Inês de Castro, o Município de Peniche e a Freguesia de Serra d’ El-Rei – 22 de setembro, 15h30

Assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Fundação Inês de Castro, o Município de Peniche e a Freguesia de Serra d’ El-Rei [+] Fotos

No dia 22 de setembro, pelas 15h30, no Fórum da Serra, terá lugar a cerimónia pública de assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Fundação Inês de Castro, o Município de Peniche e a Freguesia de Serra d’El-Rei. Neste documento, são definidas as condições de colaboração e de associação à iniciativa apresentada pelo Município de Peniche que consiste na organização e dinamização de projetos culturais versando a temática Inesiana no concelho de Peniche e, em particular, na produção de exposição a inaugurar no Museu de Serra d’ El-Rei.

Seguir-se-á uma visita ao edifício sede deste núcleo museológico, a terminar a fase de obra e que irá inaugurar em breve.

O Museu de Serra d’ El-Rei é um dos pólos da Rede Museológica do Concelho de Peniche, projeto estratégico promovido pelo Município que visa a qualificação, estudo, preservação e divulgação do Património Cultural concelhio e que engloba já outros três locais: o Museu Municipal de Peniche, o Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia e o Museu da Renda de Bilros de Peniche. Este novo espaço será um museu de identidade e de comunidade que terá como especial enfoque as questões da História e Identidade desta Vila medieval, nomeadamente aquelas relacionadas com os amores de Pedro e Inês.

A Fundação Inês de Castro, uma das três parceiras deste projeto, encontra-se sedeada na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e tem como objeto a investigação e divulgação da história, da cultura e da arte relacionadas com a temática Inesiana, a promoção e apoio a estudos e atividades culturais centradas em Inês de Castro, a sua época ou épocas mais próximas deste mito e proporcionar o aparecimento de novos valores culturais, e que é detentora de um vasto património documental e museológico.

Dentro deste universo, 2017 é um ano de particular importância, uma vez que se assinalam os 650 anos sobre a morte de D. Pedro I (1320-1367).

Convidam-se todos os interessados a estarem presentes nesta iniciativa.