VELEJADOR SOLITÁRIO TERMINA EXPEDIÇÃO "MARE NOSTRUM" APÓS 24 DIAS NO MAR

VELEJADOR SOLITÁRIO TERMINA EXPEDIÇÃO

O velejador solitário Ricardo Diniz, a bordo do “Montepio Mar”, chega hoje, 11 de setembro, a Lisboa, terminado assim a viagem em redor da Zona Económica Exclusiva de Portugal, que iniciou há 24 dias.

"Estou muito feliz que esta mensagem tenha chegado a tanta gente", refere o velejador, aludindo às inúmeras palavras de estímulo que lhe foram dirigidas através das redes sociais.

Refere ainda que "Portugal também é mar" e que "esta missão foi muito importante para mim", destacando a importância de "investir no que é português". Como exemplo disso, mencionou o trabalho "excecional" dos Estaleiros Navais de Peniche, que reformularam o veleiro em pouco mais de 100 dias.

Ricardo Diniz classifica a expedição que agora chega ao fim como "muito rica, com momentos preciosos". O velejador não esquece "o pôr-do-sol mais maravilhoso da minha vida" ou os encontros com os golfinhos.

Por falar em animais, o velejador cita a Soneca Maria, a gatinha que o acompanhou na viagem, dizendo que "é muito meiga e que fez muita companhia".
 

Apostar na importância do mar para a economia nacional
 
Se a viagem solitária de Ricardo Diniz teve como objetivo revelar aos portugueses a dimensão do mar exclusivo que rodeia o Continente, a Madeira e os Açores, a expedição "Montepio Mare Nostrum" pretendeu também sensibilizar os jovens para o património marítimo e para o potencial que Portugal tem ao investir no mar.

Segundo Ricardo Diniz, "esta expedição “Montepio Mare Nostrum" está carregada de simbolismo. Serviu para honrar o passado, mas com enfoque no futuro e em todo o potencial que temos para desenvolver como país. O mar é a nossa bandeira e é por este canal que temos de comunicar."

O espírito de missão que envolveu este projeto foi prontamente acolhido pelo Montepio que, enquanto instituição do setor da economia social, procura contribuir para o desenvolvimento do país, apoiando projetos empreendedores.

Fernando Amaro, diretor de marketing do Montepio, considera que "hoje vivemos uma fase crucial. É estratégico e essencial aproveitarmos todos os nossos recursos e os laços tão dificilmente conquistados pelos portugueses de outrora. Só assim acreditaremos num Portugal futuramente forte. Esta parceria é uma forma de contribuirmos para essa redescoberta, evidenciando o orgulho em sermos portugueses e, mais concretamente, na nossa herança e riqueza marítima. É no mar que temos de investir para assegurar o futuro."


Ricardo Diniz – O velejador solitário

Ricardo Diniz tem 35 anos e um currículo em que se destacam 80 mil milhas percorridas e quatro travessias do Oceano Atlântico.

É um apaixonado pelo seu país. Há mais de 15 anos que desenvolve projetos que ajudam a comunicar Portugal, usando o que gosta de chamar "o maior palco do mundo e o principal canal pelo qual somos reconhecidos – o mar."

Ricardo Diniz completou o curso de Yachtmaster, em Inglaterra, quando tinha apenas 18 anos, enquanto estudava Ciência Ambiental Marítima, em Southampton.

Aos 21 anos já comandava um catamaran nas Caraíbas. Em 2006 efetuou, sozinho, durante 15 dias, a ligação marítima entre Lisboa e Dakar, ao mesmo tempo que decorria o mítico rali.

Velejou entre Portimão e Londres para levar um presente à Rainha Isabel II, a propósito do seu 80º aniversário: uma garrafa de Vinho do Porto com 80 anos, embrulhada em cortiça Portuguesa.

Foi comandante em três ‘Tall Ships Races’. Já velejou o equivalente a três voltas ao mundo.
 
 

Informações adicionais:

Media Consulting

Cristina Meira

Tel: 21 892 32 54/0

cristina.meira@mediaconsulting.pt


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.