"Expressões" na Fortaleza de Peniche

Exposição "EXPRESSÕES" de Susana Alexandre

No passado dia 6 de julho, pelas 16h00, teve lugar no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche a abertura da exposição “Expressões/Expressions”, da autoria de Susana Alexandre.

Esta fotógrafa, natural de Peniche, e radicada em França, expõe agora pela primeira vez nesta cidade, exibindo o seu trabalho "Expressões", já apresentado este ano no Consulado de Portugal em Paris, e, em território nacional, na Assembleia da República, no Rotary Club de Mafra, e em Espinho, na bienal "Mulheres d'artes", no Museu Municipal desta cidade.

A exposição “Expressões/Expressions” pode ser visitada entre 6 e 28 de julho de 2013, na Fortaleza de Peniche, de 3ª a 6ª feira, entre as 9h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00, e nos sábados, domingos e feriados, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00.


BIOGRAFIA DE SUSANA ALEXANDRE

Susana Alexandre concebida em Lisboa em Abril de 1974, nasceu em Peniche. Poucos anos depois já fazia a diferença entre os seus pares…

Susana descobre a magia procurada pela luz da existência em Peniche, vila virada para a imensidade do horizonte, onde a menina passa uma parte da sua infância.

Inevitavelmente, apaixona-se pelo mar, com o qual aprende a arte de ser rebelde. Só encontra o seu verdadeiro lugar na imensidade dos grandes espaços onde não existem limites para o olhar, e onde as formas se perdem no infinito, leves como o ar, livres como as aves marinhas que cativam a sua atenção.

Após uma adolescência passada nas longínquas ilhas dos Açores, onde as cores da terra e do céu se confundem com uma extraordinária complacência, Susana regressa à região de Lisboa. Entre dois caminhos que se cruzam frequentemente, ela vai construindo a sua personalidade...

A sua infância é marcada por questões incessantes mostrando nela uma sede de conhecimento e de descoberta. A criatividade da futura artista e a sua busca constante da verdade começa a atrair a Susana pelas gentes e pelas questões humanitárias.

Por onde passa, Susana guarda um traço espiritual e afetivo com as luzes e as emoções de cada sitio, que se torna único.

Sempre à procura de respostas, Susana decide partir para a cidade da luz, onde a clareza de Paris iluminará mais tarde as suas obras fotográficas.

Chega a altura onde começa a pintar, escrever, fazer teatro, mas também dedicar-se à fotografia nos seus tempos livres.

Sempre rebelde e à procura dela própria e de algo de profundo na sua alma, começa a exprimir-se através a fotografia. A sua máquina fotográfica passa a ser a sua fiel companheira.

Susana é uma fotógrafa do instantâneo e do inédito que privilegia a captação de momentos e de situações. Percebe que esta arte possui a magia de fazer parar o tempo e de imortalizar o presente, dando ao mesmo um toque poético e um convite à reflexão. O tempo parado e vestido de preto e branco nas suas fotos, tornam os elementos mais intemporais, realistas e abstratos.

Como mulher contemporânea, é porém apaixonada pelas tradições que adora interpelar, e com as quais percebe ter a capacidade nata de criar um clima de puro desafio.

As suas fotos são o prolongamento do seu olhar, uma visão única sobre tudo o que a rodeia, transmitindo uma interpretação de duplo sentido nos seus clichés.

Gosta de provocar a imaginação! Susana Alexandre escreve a Luz.

A sua visão sobre o mundo é empolgante. Através das suas surpreendentes fotografias, consegue-nos levar a momentos anteriores ao inédito, e de forma bem afirmada.

A sua modernidade e o seu perpétuo colocar em questão, fazem de Susana Alexandre uma artista de pleno direito. Para descrever a sua “Visão”, Susana recorre aos maiores e mais desenvolvidos laboratórios fotográficos de Paris, onde executa os seus trabalhos.

Como os contrastes dos negativos, a luminosidade e a dureza dos negros das suas fotos também são escolhidas e trabalhadas pela artista. A sua obsessão pela imagem leva-a também a interessar-se pela multiplicação dos contactos com outras pessoas, outros lugares e outras profissões.

Todo o seu trabalho é analógico sobre papel com tons quentes em preto e branco, num formato de 50X60.

Após vários anos de trabalho, Susana decidiu finalmente partilhar as suas fotografias com o público, sobre o tema intitulado: Expressões/Expressions.

Expressões/Expressions, é também apresentada através de um livro editado em 200 exemplares, no qual Susana se entrega um pouco mais, sublinhado as suas fotografias de textos que convidam o leitor a viajar.

Tal como as suas fotografias, Susana deixa ao leitor uma margem para a interpretação.
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.