Minimização de impactes no sistema dunar na montagem/desmontagem das estruturas afectas ao evento Rip Curl Pro 2012

Estruturas de apoio no spot e vedação metálica [+] Fotos

A importância dos valores naturais: A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço comunitário resultante da aplicação das Directivas nº 79/409/CEE (Directiva Aves) e nº 92/43/CEE (Directiva Habitats), e tem por objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e flora selvagens no território europeu.

O sistema dunar existente entre as praias de Molhe Leste e Consolação é parte integrante do Sítio Rede Natura 2000 Peniche/Santa Cruz, criada ao abrigo da Directiva Habitats, apresentando comunidades vegetais bem estruturadas, em bom estado de conservação e com elencos florísticos relevantes.

Para além de possuir um significativo valor ambiental e paisagístico, este sistema dunar desempenha um papel vital na protecção e conservação da zona costeira pela sua eficácia contra a erosão do litoral, dificultando a progressão do mar em épocas de tempestade e evitando as invasões de areia provocadas pelo vento.

No entanto, este sistema dunar é uma estrutura instável e de fácil degradação, devido ao facto das suas condições de formação serem muito dependentes do estado do coberto vegetal e do seu equilíbrio dinâmico.

A colocação de estruturas no sistema dunar

Dada a enorme preocupação em causar o menor impacte possível sobre o cordão dunar, as estruturas afectas ao evento colocadas no spot foram montadas de modo sobrelevado, por forma a proteger o coberto vegetal do solo, e foi garantido apenas um único acesso frontal e vedados todos os acessos adjacentes ao cordão dunar, colocando-se ainda um passadiço em plástico reciclado junto à vedação metálica desde o apoio de praia até ao spot.

A intervenção da Câmara Municipal de Peniche após a remoção das estruturas do sistema dunar

A reposição das condições iniciais do coberto vegetal será realizada através da recuperação da zona afectada, mediante a remoção de resíduos mecânica e manual e da colocação de estruturas de madeira tratada e rede para delimitação e protecção de áreas a regenerar naturalmente.

Esta técnica de recuperação de sistemas dunares é há muito usada no cordão dunar norte, entre as praias de Peniche de Cima e Baleal-Campismo, verificando-se que os sistemas de retenção de areia possibilitaram a recuperação da forma natural do sistema dunar, através da promoção do crescimento de espécies vegetais típicas dos sistemas dunares, tais como o estorno, a arméria e a sabina-da-praia, entre outras.