Sessão solene de apresentação da Delegação de Peniche da Liga Portuguesa Contra o Cancro e abertura oficial da sede local no Centro de Convívio do Município

No próximo dia 18 de julho, às 18 horas, na Capela de Santa Bárbara, na Fortaleza de Peniche, terá lugar a sessão solene de apresentação da Delegação de Peniche da Liga Portuguesa Contra o Cancro, seguida da abertura oficial da sede local no Centro de Convívio do Município.

No âmbito da relação de cooperação entre o Município de Peniche e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, nomeadamente no rastreio de cancro da mama e na angariação de fundos, e tendo em conta a prevalência das doenças oncológicas no concelho de Peniche, nasceu a ideia de constituir uma delegação local da Liga, como forma de cooperação com os munícipes e famílias vítimas desta doença.

Neste sentido, a Câmara Municipal estabeleceu contactos com membros da comunidade, que conhecem de perto a realidade da doença oncológica, que manifestaram a sua disponibilidade para serem membros integrantes, como voluntários da delegação de Peniche. Também se associaram a esta ideia a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

Após algumas reuniões preparatórias para a criação da delegação local e definição do respetivo plano de ação, foi decidida a assinatura do Protocolo da Constituição da Delegação de Peniche da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que teve lugar no passado dia 18 de junho. Desta delegação fazem parte o Município de Peniche, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

Os voluntários desta delegação participaram, no dia 10 de julho, no auditório da Câmara Municipal de Peniche, numa formação inicial sobre o enquadramento institucional, o papel do voluntário e o regime jurídico do voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro, terminando com a apresentação do plano de ação da delegação local.