Dia 16 de março, na Fortaleza de Peniche Vítor de Sousa diz…Saramago!

Dia 16 de março, na Fortaleza de Peniche Vítor de Sousa diz…Saramago!
A poesia anda por aí…

Embora menos conhecida do grande público, também a faceta de poeta de José Saramago será lembrada nestes dias, em que o Município de Peniche assinala os 90 anos que o escritor teria completado em novembro último.

O conhecido ator e diseur Vítor de Sousa dará voz a alguns dos poemas que Saramago escreveu, sobretudo nos anos 60 e 70. Efetivamente, data de 1966 a publicação do livro "Os poemas possíveis" a que se seguiu "Provavelmente alegria", em 1970, e "O ano de 1993", em 1975. E quanto à poesia diz respeito, José Saramago ficou por aqui, não voltando a publicar qualquer livro de poemas. Foram as crónicas, os contos e, sobretudo, os romances que fizeram de Saramago o escritor que todos nós conhecemos e cuja obra mereceu, em 1998, o Nobel da Literatura.

De qualquer forma, a poesia faz parte da sua obra literária e será dela o lugar de destaque no próximo sábado, dia 16 de março, pelas 21h30, na Capela de Santa Bárbara, na Fortaleza de Peniche, em mais uma edição d’ A poesia anda por aí…

Neste que é o mês em que assinalamos o Dia Mundial da Poesia – a 21 de março – que forma melhor de a celebrar que ter um declamador desta craveira, contribuindo para o conhecimento de mais um poeta de língua portuguesa?

No fundo, é esse o grande objetivo do projeto A poesia anda por aí…: dar a conhecer o excelente património poético que a língua portuguesa detém, familiarizando o público com essa poesia, ao dizê-la e ouvi-la nas diversas coletividades e instituições do concelho de Peniche onde, desde que o projeto arrancou, há três anos atrás, ela já ecoou!
 
 


CONTACTOS

Largo do Município
      2520-239 Peniche

(+351) 262 780 100

(+351) 262 780 111

 cmpeniche@cm-peniche.pt


 





Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu email.