Peniche promove Fórum dedicado aos Cuidadores Formais

Fórum dedicado aos Cuidadores Formais [+] Fotos

O aumento da esperança de vida tem conduzido a uma nova realidade nas sociedades que, traduzindo-se num aumento do número de idosos, obriga a um novo olhar e novas formas de intervenção junto desta população, bem como das suas famílias e cuidadores formais e informais que a eles estão diretamente ligados.

Foi neste sentido e tendo por base o Fórum: "Cuidadores… Saber e partilhar para melhor cuidar...", realizado no âmbito das Jornadas Sénior/Peniche 2012, que o grupo de Trabalho: "Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade", considerou pertinente integrar no Plano de Ação para 2014 a dinamização de "Fóruns" dirigidos aos cuidadores formais de idosos, por forma a fomentar a adoção de estilos de vida saudáveis, bem como, prevenir comportamentos de risco e promover o debate e a participação destes.

Para dar início ao ciclo de Fóruns, decorreu no dia 17 de junho, pelas 21h00, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, o primeiro Fórum Cuidadores, subordinado ao tema "Cuidar (des)contraído".

A Vereadora Clara Abrantes deu início à sessão, ficando a dinamização do Fórum a cargo da Enfermeira Berta Rios e da Mariana Ferreira (aluna finalista da Licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior), que contou com três momentos distintos, um primeiro com explicação teórico-prática de exercícios de mobilização articulada; o segundo momento bastante prático dedicado à dança coreografada; e para finalizar relaxamento e alongamentos com exemplificação teórico-prática.

Numa sessão que contou com 60 participantes, este fórum, permitiu de uma forma prática, descontraída e bastante divertida valorizar o papel dos cuidadores, bem como, promover o convívio e o companheirismo entre os presentes.

Da avaliação feita pelos participantes, salienta-se o modelo prático utilizado, o momento saudável proporcionado, a alegria e descontração, e o desejo de que se repitam sessões desta natureza.

Nas palavras dos próprios:

"Como pequenos gestos podem fazer a diferença e contribuir para a nossa saúde e bem-estar”; "Cuidar de nós, para cuidarmos dos outros"; Foi o mais original, a que já tive oportunidade de assistir, foi uma sessão prática, com bastante teoria. Continuem!";

"Gostei muito não estava à espera que fosse uma sessão de onde eu saísse descontraída e aliviada de algum stress."

Os participantes terminaram o fórum com um sorriso no rosto, satisfação no coração e vontade de repetir.

> GALERIA DE FOTOS