CONCELHO DE PENICHE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2012

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2012

O Município de Peniche vai dinamizar diversas atividades lúdicas e de sensibilização patrimonial integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril).

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e preservação. O tema proposto para este ano - Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança - assinala uma relevante efeméride, o 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO.

Considerando os novos desafios à proteção e gestão do património, o Município de Peniche tem vindo a aplicar, localmente, estratégias com vista à conservação e divulgação do património concelhio. A Rede Museológica e a Rota das Igrejas são dois projetos estratégicos que têm em consideração este propósito.

Com a associação às comemorações do DIMS 2012, pretende-se incentivar a preservação, divulgação e reflexão sobre o património cultural concelhio e projetos relacionados. Sugere-se a participação nas seguintes atividades:

18 DE ABRIL

• 10h00 e 15h00: Visita guiada à exposição "Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia: um projeto museológico participativo" e ao centro histórico da vila de Atouguia da Baleia. Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.
  • 16h00: Visita guiada ao Museu Municipal de Peniche. Fortaleza de Peniche.
20 DE ABRIL
  • 21h30: Sessão de Poesia, na Fortaleza de Peniche, integrada no projeto “A Poesia anda por aí”, intitulada "Da Cadeia do Forte de Peniche à Poesia de Abril: Patrimónios (i)materiais da Liberdade". Evento integrado na programação de “Abril – Mês da Liberdade”.

OUTRAS ATIVIDADES

• Rota das Igrejas do Concelho de Peniche: Itinerário pelo Património Religioso. Turismo cultural e religioso: este roteiro permite a visitação de diversos templos do concelho de Peniche. O projeto resulta de uma parceria entre a CMP, as Paróquias e as Misericórdias do concelho que conta ainda com a colaboração das Juntas de Freguesia. Horários e outras informações disponíveis em www.cm-peniche.pt.

As entradas são livres, aconselhando-se a marcação prévia das visitas guiadas através dos contactos: ciab@cm-peniche.pt / 262758644 ou museu@cm-peniche.pt / 262780116.

Contamos com a sua presença!